Menu
Somos Todos UM - Home

Ser líder de si mesmo: o que nos faz persistir no caminho espiritual.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Étis Tânia M. Tonello Martins

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 19/03/2009 10:08:52


É comum vermos as pessoas procurarem o caminho espiritual quando passam por algum problema sério, seja financeiro, de saúde ou de relacionamento.
E é mais comum ainda vê-las esquecer-se de sua jornada quando as coisas “melhoram” e os problemas “desaparecem”...

Bem, o fato é que nós, seres humanos, somos assim...
Reagimos com maior intensidade à dor do que ao amor...
Na verdade, prefiro dizer que “nós, seres humanos, estamos assim..” ao invés de somos. Pois esta condição pode ser alterada, se quisermos.

Você pode ler isto e pensar: “ora, mas eu não sou assim, pois caminho firme em minha jornada espiritual”. Mas, pare um momento, analise sua vida e reflita: "quantas vezes você se desviou, mesmo que por um momento, do seu caminho?”

Ao longo de nossas existências fomos nos apegando à sombra de nosso eu. E como isto aconteceu? Aos poucos, fomos nos conhecendo mais intimamente e não gostamos do que vimos, porque não éramos a perfeição que gostaríamos de ser....

Então passamos a nos rejeitar........e você sabe......
O que rejeitamos é o que atraímos. E então passamos a atrair dor, pois, o que encontramos no mundo externo é exatamente o que possuímos no mundo interno.

Bom, o triste nisto tudo é ver o quanto deixamos de ser líderes de nós mesmos. Quantos de nós somos capazes de liderar uma família, um grupo de amigos, uma equipe de trabalho, ou até mesmo um empreendimento comercial. Sempre externamente. Mas e quanto ao fato de nos liderarmos? Por que é tão difícil nos mantermos na retidão do caminho? Por que é tão difícil a conexão com nosso íntimo? Por que é tão difícil a conexão com o universo?

O fato é que o caminho espiritual exige acima de tudo um coração puro e bem intencionado, livre da dúvida. Puro nos sentimentos, bem intencionado no seu propósito e sem dúvidas quanto ao querer evoluir. E, o que é engraçado, não precisa estar livre da dor.

Aliás, a dor impulsiona nosso caminhar. Entretanto, não precisaria ser assim.
A persistência na verdade espiritual deveria ser uma escolha consciente e livre, sem pressões externas, materializadas por meio de “problemas”. Mas, parece que ainda não conseguimos viver desta forma.

Exemplo disso é que vivemos hoje alardeados pelos problemas ambientais, financeiros e sociais do mundo e procuramos ávidos por formas de diminuir seus efeitos nocivos em nossas vidas. A crise financeira está aí e agora precisamos rever nossos hábitos de consumo e nosso modo de vida. A crise ambiental já trouxe várias catástrofes naturais e a cada momento as incertezas sobre o clima são maiores.

E, parece que o ser humano ainda não compreendeu o que é ser líder de si mesmo. O verdadeiro significado da liderança não é influenciar outros, mas antes, influenciar a si mesmo. Este é o grande desafio, pois será por suas atitudes e por seu exemplo que o homem poderá liderar multidões.

Entretanto, isto só poderá ocorrer se o homem for capaz de ser sua própria luz na caminhada. Ou seja, ser seu próprio guia. Seu próprio líder.
Mas, como saber se o caminho está correto?
O caminho correto é aquele que valoriza a vida, em todas as suas formas.

A vida, em todas as suas formas, nos foi dada como uma dádiva. Valorizá-la não é só preservá-la, mas respeitá-la. Respeitar o seu fluxo, a sua existência própria. A sua liderança.

E você? Você consegue ser líder de si mesmo? Você mantém sua luz acesa?
A partir de agora em cada ação que você for realizar se pergunte: “esta ação valoriza a vida?”.
Que tal aproveitar o momento e refletir um pouco sobre isto?

Gisely Martins

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Étis Tânia M. Tonello Martins   
Terapeuta holístico credenciado para a realização de diversas terapias, tais como, cristais, numerologia, o poder da oração, anjos, salmos, fitoterapia, cromoterapia, florais, aromaterapia, entre outras opções em tratamentos naturais com o objetivo de reequilibrar os corpos físico, mental, energético e espiritual do indivíduo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa