SUBLIME DOM DA VIDA



Autor PAULO LEONARDO
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 12/5/2008 11:46:10 AM
No dias atuais é inelutável constatar que as pessoas que perpassam ao nosso lado estão sofridas. Notamos olhares desalentados, irritações...enfim dores não compreendidas e portanto em descontrole. O mais perturbador é constatar nas conversas, nas trocas de palavras e informações do dia a dia, o incômodo que é viver para muitos de nossos semelhantes.
As mais das vezes nos sentimos deslocados neste mundo que se transforma diariamente, criando regras próprias onde a tônica é a sobrevivência, a vantagem, a obtenção de algo tão adiado quanto perseguido.
Muitos dirão que visões altruístas são vãs utopias criadas por gente que não tem nada para fazer e que não se preocupam com o futuro, perdendo seu tempo na tentativa de entender o que não tem sentido. Assim, ainda que aos poucos, tudo se distancia como a retirar o colorido da vida e o sabor das vivências.
Onde está a Sublimidade da Vida ? A leveza das Pequenas Coisas ? As Descobertas do Amor ? A Solicitude do Gesto Nobre ? A Doçura do Encontro ?
Não existem respostas prontas para tais enfrentamentos, já que cada ser terá na vida como atribuição primeira, entender este mesmo mundo a partir dos seus sentimentos, o que será melhor ou pior de acordo com a sua dedicação pessoal e principalmente através da gestação e aceitação de sua natureza e sombras íntimas. Dizemos “sombras” o conjunto de dores, rancores, mágoas, preconceitos que culminam por nublar a vida dando-lhe a coloração cinzenta, retirando o que há de mais sublime do homem, que é o “dom de viver”, verdadeira sensibilidade no trato das coisas mais simples e ainda assim profundas do ser.
Digo isto porque não há neste mundo como fugir destas questões e muito menos do desconforto gerado pelo aprisionamento das convenções sociais inerentes ao modo de vida assumido pelas almas que aqui vivem. Assim, encontrar a sublimidade do viver é o grande desafio do terceiro milênio, notoriamente marcado pelas emoções e sentimentos.
Tal descoberta está a disposição de toda a humanidade, providenciada que foi pelo nosso Amorável Criador e passa necessariamente pelo “processo de interiorização”, as vezes confundido com o auto descobrimento. No entanto o primeiro é mero caminho para o segundo, tal como cristal opaco e bruto está fadado a ser lapidado e luzir frente a uma caminhada edificante.
Nesta caminhada amigo leitor, há de ser respeitado o ritmo interno de cada homem, tal como a natureza que fora de nós fala, também falamos a nós mesmos o importante é “auscutar” e viver levemente entre os trilhos de uma vida que não comandamos, que apenas passa dentro e fora de mim. Aí está a sublimidade do viver, abandonar as preocupações insólidas que nada resolvem e vibrar qual sonata maravilhosa em harmonia com o universo a nossa volta.
Não dêem ouvidos aos profetas do apocalipse, aos pessimistas, aos que buscam facilidades...elas não existem, apenas aceite os dons recebidos, os talentos refletidos e as dores inevitáveis, pois entre luz e trevas o homem anda, porém ele será sempre luz ao final de tudo e todos. Vibrem, lutem, aceitem, amem........sejam sempre o sublime dom de viver e a gratidão que dele virá e deverá ser devolvida ao Arquiteto do Universo.
*Texto Psicografado em 05/12/08 às 10h15min, por um Mentor do Grupo Espirita Portal das Estrelas.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor PAULO LEONARDO Paulo Fernando Lopes Leonardo é advogado militante, estudioso e pesquisador das ciências ocultas, Espiritismo e Umbanda há mais de 20 anos, membro e fundador do Grupo Espirita Portal das Estrelas com sede em Rio Grande - RS E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |