Uma questão de consciência
Atualizado dia 07/05/2009 00:25:43 em Espiritualidadepor Vera Godoy
O trecho acima fala de um ser consciente que está aqui a serviço. Consciência todos têm, os níveis é que são diferentes. Mestre DK diz: "dos anjos aos vermes, todos estão em evolução". Arrogância é acharmos que temos mais consciência que o outro; a isso podemos chamar de "inconsciência". Ter consciência é ter humildade e sabedoria, e sábio é aquele que sabe que nada sabe.
A consciência é flexível, porque compreende que somos seres em diferentes níveis de aprendizado, de experiências e necessidades. Portanto, é ilusão e perda de energia entrar em confronto com alguém que diz ter mais consciência e quer provar suas opiniôes. Uma vez, ouvi uma discussão entre duas pessoas sobre a necessidade da utilização de um tecido escuro: Um dizia:
- Esse tecido não serve, pois é vermelho.
E o outro retrucava: é claro que serve, pois, ele é escuro.
O primeiro disse: onde já se viu tanta ignorância, não está vendo?
O segundo se ofendeu e saiu ressentido.
O que os dois não sabiam era que o que viu o tecido escuro era daltônico!
Saber discernir é também ter flexibilidade, primeiro, de respeitar a opinião alheia e procurar ampliar sua visão das coisas, entender e, principalmente, SENTIR como o outro pensa. Isso parece contraditório, mas, o pensamento só pode ser ampliado e alcançar a compreensão, que é atributo principal da consciência, quando conectado ao sentimento. Não conseguimos entender o que o outro pensa se não procurarmos "sentir o que ele sente", da mesma maneira que, não sabemos o gosto que tem um alimento sem experimentarmos.
Quando dizemos ter mais consciência que alguém, rotulamos a pessoa sem conhecer suas experiências e necessidades. O pensamento em sintonia com o coração dá qualidades sublimes e compassivas ao ser humano, afastando dele os vícios da arrogância, do orgulho, da vaidade e da soberba.
O maior dom do ser consciente é a humildade! Ela dá tolerância e polidez para lidarmos com as diferenças, sem nos colocarmos em posição de superioridade. Acatamos e respeitamos as várias formas de pensar e agir, sem entrarmos em confrontos desnecessários. A consciência humilde também facilita a convivência em grupos, pois, saímos do julgamento, e não expomos ninguém diante de posições radicais.
A vida é fluídica, sábia e só nos coloca diante de situações onde podemos experimentar aquilo que precisamos aprender e desenvolver e como diz um sábio: tudo é uma experiência divina!
Nunca discuta, nem se iguale... deixe o consciente ter razão e seja feliz!
VERA GODOY
Texto revisado por:Cris
Avaliação: 5 | Votos: 156
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |