O lado sombrio das festas de final de ano aqui no Brasil
Atualizado dia 29/12/2023 00:30:02 em Oráculospor Rosana Ferraz Chaves
Esse corpinho fofo, nesse velhinho garboso, foi uma tentativa muito bem-sucedida, de mandar uma mensagem para o seu subconsciente, lhe dizendo que pelo menos nessa data, você pode comer e beber à vontade, sem culpa, sem cobrança e sem que você perceba.
Vermelho é uma cor que está presente na maioria das lanchonetes e em quase tudo que está associado ao prazer, mas você não se dá conta disso.
Dizem que no Natal se comemora a festa cristã, do nascimento de Jesus, só não se diz onde, por que o Pai Natal, Santa Claus e o Noel já roubaram a cena há muito tempo e pela primeira vez na minha vida, vi uma propaganda de Natal falando de Jesus. Então, palmas para o Sr, Sidney Oliveira, porque de resto se comemora é a chegada de Papai Noel.
Você já deve ter ouvido falar das origens pagãs do Natal, que estão sim no Yule, mas não vou falar disso hoje.
Precisamos perceber que às vezes por trás de uma coisa muito fofa, estamos alimentando uma coisa muito diferente e às vezes, até sombria.
Quando eu tinha uns cinco anos de idade, me lembro até hoje, minha mãe chegou para mim, me acordou e disse algo parecido com isso:
- Rosana, acorda. Enquanto você estava dormindo, Papai Noel chegou e deixou o seu presente, aí debaixo.
- Mas mãe por que a senhora não me acordou?
- É mentira! Papai Noel não existe. Sou eu e seu pai que compramos o seu presente.
- Ah é? Tudo bem, então!
Simples assim! Me lembro que fiquei chocada com a revelação, mas o presente singelo, superou a dor da revelação!
Vocês, pais, se esforçam para comprar os melhores presentes e comida para os filhos e ao invés de passarem para eles o quanto foi difícil conseguir isso, deixam que um símbolo ganhe as glórias e preserve a mentira de que quem é bom, sempre ganha alguma coisa material.
Nada a ver! A maioria dos nossos ganhos, que valem mesmo a espera, não são materiais!
Quantas vezes você se esforça para trabalhar muito bem e, no final, a recompensa vai para outra pessoa!
Perceba que o bom velhinho julga as boas e as más crianças, é onipresente (distribui presentes no mundo todo, ao mesmo tempo), é onipotente (pode se safar facilmente de qualquer dificuldade durante a entrega), é homem, tem barbas, anda nas nuvens protegido por bichinhos voadores como os anjos, e às vezes carrega até um cajado, mas você não percebe a semelhança com o Deus judaico-cristão.
E quem não foi bonzinho, ganha um pedaço de carvão (fogo, inferno), mas quem foi, ganha o melhor brinquedo e é ele quem julga a todos!
Aprender a lidar com a frustração é uma lição de vida que seus filhos precisam levar para a vida toda, porque os piores adultos são aqueles que não admitem frustração.
Deveria ser uma festa religiosa mesmo, com as luzes, presentes e boa comida, mas também com o coração puro, o perdão, o convite, as orações e a decência, mas não é bem isso o que ocorre nessa época, em nosso país.
Você não consegue nem sair de carro nessa época, de tanta gente bêbada e de ressaca, causando confusão.
Vizinhos sem civilidade, ouvindo péssima música alta, bebendo a noite toda, gritaria e confusão na rua, vidro quebrado das garrafas. Esse é o rescaldo do Natal e do Ano Novo.
As praias lotadas, mar cheio de cabelo, muita bebedeira, homens urinando nos muros, banheiros químicos imundos, gente chata, animais apavorados com os fogos, arrastão e muitos furtos. Esse é o rescaldo das festas de ano novo e carnaval.
Do lado visível, muitas luzes brilhando, mas no invisível, quem brilha são as trevas.
Gente, Yemanjá não sente ciúme do seu cabelo! Isso é um mito que você acreditou e por isso parece real, mas não é!
Os espíritos de luz não se importam com o que você veste, se deixa crescer ou se corta os cabelos!
Ciúme é coisa de gente mal resolvida, não de espíritos de luz!
Se importam sim com o que você come e bebe, porque isso influencia na energia do seu corpo, mas cortar o cabelo não vai te deixar doente e não precisa despachar na praia!
Se você gosta mesmo das Yabás, não suje o lugar que elas frequentam!
Se quiser, ofereça flores, melhor ainda, ofereça alfazema de boa qualidade, mas nada que suje as águas.
Em outros países, pelo menos a festa de Natal é comemorada com mais respeito, com decência, mas aqui os religiosos não se importam e não se pronunciam sobre o assunto.
Falam tantas barbaridades sobre os que não são cristãos, mas em nenhuma outra religião existe nada parecido, com tanto incômodo e tantos exageros.
Você acha que Jesus comparece nessas festas ou quem frequenta está do outro lado?
Evite ao máximo exagerar nas bebidas alcoólicas, porque sempre e principalmente nestas datas, um monte de obsessores fica esperando os compradores nas gondolas dos mercados e os acompanham até chegar em casa e ficam por lá até o dia da festa, tomando uns tragos com você.
Alguns ficam para sempre!
Faça suas orações e reflexões, não exagere e reflita um pouco sobre como deveriam ser estas festas e o que elas se tornaram.
Boas festas, muita água pura, muito yoga e muita paz, são os meus votos para você!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Rosana Ferraz Chaves Oraculista, sensitiva e escritora. Se dedica aos estudos de anjos, baralhos e tarots antigos, ministra cursos de oráculos, neurolinguística. Desenha mandalas e cria perfumes mágicos em seu atelier. Autora do livro Magid - O encontro com um anjo. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Oráculos clicando aqui. |