Menu
Somos Todos UM - Home

O Papa -- A Face visível de Deus

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alvaro Domingues

Assunto Oráculos
Atualizado em 9/18/2013 6:27:58 PM


O nome o Papa está no Tarot de Marselha, mostrando a sua origem medieval (deste Tarot em particular). A Igreja era a grande dominadora, ditando regras de conduta, e tinha atrás de si o aval divino.

O Papa representa o sagrado e um conhecimento oculto, que só ele pode acessar e revelar o que convém à audiência.

Num outro tipo de sociedade ou nas ordens esotéricas atuais, representa o conhecimento que pode só ser revelado aos iniciados, oculto não por ser um segredo, mas que era inefável, algo que só podia ser sentido após um processo: a iniciação.

Um exemplo interessante ocorria num processo iniciático grego. O neófito era levado a uma sala onde havia um jarro. Ele deveria olhar dentro do jarro para ver seu verdadeiro eu. Sem que ele percebesse, seu mestre posicionava por cima de seu ombro uma caveira. O reflexo que ele via era o do crânio, levando um susto. Se alguém contasse antes, o susto não seria possível e, sem o susto não haveria o aprendizado. Uma coisa é você saber intelectualmente que seu fim é a morte outra é sentir isso.

O que ocorre com este tipo de conhecimento é que os rituais e o bla bla bla ficam e o conhecimento real se perde. Assim o sacerdote continua fazendo o mesmo de geração em geração, às vezes sem saber o que aquilo significou um dia. Era isso que Cristo condenava nos fariseus. Infelizmente foi isso que aconteceu com o cristianismo, em todas as suas vertentes, sem exceção. Um apego a uma figura exterior, seja o Papa, o Bispo, ou pastor. E acontecerá com toda religião que se dogmatiza.

Entretanto há o aspecto do Sagrado, que arquetipicamente é necessário ao nosso desenvolvimento psíquico. Precisamos realmente do sagrado? É uma força que está lá em nossa mente e ganhará contornos de acordo com o nosso sistema de crenças. Pode ser o Papa mesmo, se formos católicos, ou princípios que regem nossa vida que não desejamos abandonar. Todos temos, quer sejamos carolas quer sejamos ateus.

Aqui as regras do Imperador ganham o caráter divino e não podem ser violadas, sob as penas do Inferno. A lição que o Louco precisa aprender é reconhecer o sagrado, porém deve superar a postura excessivamente rígida representado pelo Papa, do contrário ficará preso em sua jornada.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa