A coragem de analisar os arquivos na lixeira do nosso computador




Autor Marcio Simões
Assunto PsicologiaAtualizado em 5/23/2012 7:35:43 PM
Da infância à adolescência, eu e meu irmão, não muito diferente das relações entre irmãos, brigávamos muito. Mas uma coisa evidente, já
naquela época, era a nossa capacidade de PERDOAR um ao outro, um privilégio e uma lição que as crianças nos ensinam. Mesmo após as desavenças, ainda sentindo as dores dos socos e pontapés, magoados pelas duras palavras ditas durante as farpas nos olhávamos e após alguns minutos de silêncio, tínhamos uma capacidade de apagar tudo como se nada tivesse acontecido e tudo voltava ao normal. Até a próxima, é claro! Era como se excluíssemos aquele arquivo definitivamente do nosso computador e estávamos prontos para as novas aventuras.
Não sei se todos sabem, mas por padrão, quando excluímos um arquivo de uma determinada área em nosso computador pessoal ele usualmente vai para uma área chamada "LIXEIRA" e fica lá, ocupando espaço, até que você elimine-o DEFINITIVAMENTE ou restaure-o.
Esta é a reflexão que desejo compartilhar. O COMPUTADOR somos nós e os ARQUIVOS são nossas experiências e acontecimentos, dispostas ao
longo das áreas de armazenamento dentro nosso SER.
Será então que não vale a pena dedicarmos um tempo de nossa vida e olharmos para a nossa lixeira?
Meu convite é para que busquemos analisá-la profundamente e tomar as seguintes decisões:
- APAGAR definitivamente aqueles arquivos que só nos trazem sentimentos negativos de mágoa, rancor, raiva, tristeza e ressentimentos.
- RESTAURAR aqueles que precisam ser integrados novamente ao nosso Eu.
Pratiquemos o PERDÃO: Com esta análise, proponho desenvolvermos o DOM do PERDÃO, ou seja, a capacidade de perdoar a nós mesmos e os outros... o que passou, passou, não dá para alterar o PASSADO, mas podemos construir um novo FUTURO, a partir do PRESENTE.
Há arquivos que foram apagados de nosso Eu por diferentes razões que muitas vezes nem nós mesmos sabemos. Estamos preparados para mexer com estes arquivos depois de tanto tempo preenchendo um espaço neste computador? Poderemos nos deparar com arquivos que nem mesmo percebíamos sua existência.
Provavelmente, você terá que olhar várias vezes para o conteúdo da sua lixeira antes de ter a CORAGEM de tomar a decisão do que fazer com eles. Mas reforço a necessidade de termos a CONSCIÊNCIA que eles estão ocupando um espaço precioso e impedindo que o seu computador seja utilizado na plenitude de seu funcionamento.
Mas e a coragem para dar tal passo? Você pode concluir que não conseguirá fazê-lo sozinho ou até mesmo não tomar nenhuma atitude diante disto. Tudo bem! Eu confesso que isto dá medo! Mexer com nossos fantasmas e feridas não é nem um pouco agradável e fingirmos que a lixeira está "administrável", às vezes, é a melhor maneira de continuarmos. Então, que tal procurarmos alguém para nos ajudar? Por que não? Há especialistas muito bons neste assunto, que com certeza, irão contribuir em muito neste PROCESSO DE LIMPEZA. Olhe para dentro de você, decida-se, selecione bem esta AJUDA e confie na Providência Divina.
O PERDÃO é a chave para uma limpeza profunda e sincera dos arquivos que estão em nossa lixeira.
Reaproveitando o que era como tido como lixo... Alguns exemplos simples para tentar ilustrar o que estou tentando dizer: Sabe aquele velho amigo que há muito você não vê? Ele passou pela sua vida e através de um mal entendido no passado a amizade foi interrompida e o arquivo dele foi para a lixeira. Que tal exercitar o perdão agora e ligar para ele e RESTAURAR aquela amizade, agora com uma nova folhagem. Aquela pisada na bola que você deu com alguém, você excluiu este arquivo no passado, mas graças ao seu amadurecimento agora você é capaz de se perdoar e desculpar-se e integrar este arquivo para o seu Novo Eu. E assim como estes, outros tantos exemplos que ilustram bem o que estamos falando.
Percebem? A mensagem é PERDOAR.
Não somos perfeitos, nós erramos, só não podemos permitir que a arrogância, a indiferença, o radicalismo e a vergonha se apoderem de nós,
podemos?
Não pretendo julgar a facilidade ou não destas ações, mesmo porque cabe a cada um analisar o peso disto para si próprio, mas eu insisto que independente do tempo que leve e do que se fizer, o cerne da questão é sempre PERDÃO. Limpe a sua lixeira!
Aguarde enquanto os arquivos são apagados... Eu espero e torço para que no momento em que apertarmos a tecla DELETE e aparecer a
pergunta: Tem certeza que deseja excluir este arquivo definitivamente? Tenhamos a coragem de escolher "Sim" e sintamos uma profunda sensação de ALÍVIO, LIBERDADE e de RENOVAÇÃO provocada pelo PERDÃO e pela ACEITAÇÃO. Com o coração mais leve e consciente deste passo estaremos prontos para seguir em frente... Não nos incomodemos se algumas lágrimas caírem dos nossos olhos, elas fazem parte, são as testemunhas do nosso poder de encarar a lixeira que criamos e a força de vontade de limpá-la definitivamente.
Aguarde enquanto os arquivos são restaurados ao seu computador... Estes possam trazer conteúdos maravilhosos que estavam esquecidos e que estarão integrados ao seu Eu. Estamos abrindo assim, cada vez mais espaço para NOVOS arquivos serem inseridos no nosso computador. Faça questão que estes tenham conteúdos nobres e cheios de BONDADE, FÉ, ALTRUÍSMO, CONFIANÇA, ESPERANÇA, FELICIDADE e
PERDÃO.
A lição do perdão é profunda e transformadora, quando ela é experimentada, o seu coração sente PAZ. Então, comece a praticar o perdão e que sua conduta sirva de exemplo às outras pessoas. Lembre-se de uma das frases na oração de São Francisco de Assis: "...pois é perdoando que se é perdoado...". É um movimento de ação e reação.
Paz a todos e até a próxima!









Assuntos de interesse: Espiritualidade Auto Cura Toque Quântico Reiki Ganesha Anjos e arcanjos Autoconhecimento, Harmonização celular, Construções e realizações de sonhos e objetivos, Meditação e Paz. Ganesha, Arcanjos Miguel, Rafael, Gabriel e Uriel. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |