A esposa que não soube intensificar sua alegria
Atualizado dia 6/6/2011 4:25:41 PM em Psicologiapor Regis S Mesquita de Oliveira
A esposa ao descobrir o que ele havia escrito, para todo mundo ver, ficou muito feliz. Um sentimento de amor e satisfação banhou seu corpo e sua mente.
Veja o que aconteceu:
A mente reativa foca e mantém na memória o que é negativo ou condicionado. O que não encaixa nestas duas características é deixado de lado rapidamente. Ou seja, o que é bom e nobre pode causar um grande impacto inicial na mente. Passado o impacto inicial, a mente volta ao seu padrão cotidiano, e as memórias nobres perdem força e caminham para o esquecimento ou para segundo plano.
Após algumas horas de satisfação com a atitude do marido, a esposa voltou sua atenção para a rotina da vida. Até que em um determinado momento ela pensou: "estou em perigo. Quando outras mulheres virem o bom marido que tenho vão dar em cima dele". Imediatamente começou a seguir angústia e ficou insegura. Então, ela pediu para o marido tirar a frase do início do MSN. Quando ele tirou a frase, ela se sentiu aliviada.
Algo maravilhoso se tornou negativo. O amor e a satisfação que banhava a mente da esposa foram para o segundo plano, o que prevaleceu foi a necessidade de se defender. Para se defender é necessário ter algo que é contra, negativo ou perigoso. Se este algo não existe, a mente reativa simplesmente cria um.
A prioridade da mente clara (o oposto da mente reativa) é manter o amor e a satisfação em ênfase. Se existe algum risco, ele é colocado em segundo plano. O foco está no que realmente existe e está no presente: "minha mulher é linda"! O que é priorizado é a pulsão de amor que esta frase despertou. O amor, um verbo que gera movimento, e que poderia levar a esposa a ofertar o que há de melhor dentro de si para o marido.
Ela poderia aproveitar o impulso para ofertar; é assim que a vida ganha em intensidade. Ofertar o que há de melhor dentro de si é uma oportunidade única para fortalecer os vínculos afetivos e promover a expansão da consciência, tão importante para que a vivência espiritual caminhe em conjunto com a experiência matrimonial.
Portanto, que fique claro, a mente reativa (que domina a maior parte das pessoas) é uma tremenda estraga prazeres. Pois onde poderia haver uma intensificação de tudo que é nobre, aconteceu um bloqueio da energia, tornando fraquinho o que poderia ser explendoroso. A vida ficou mais pobre e mais materialista.
...
Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas. (19) 3236-7511
[email protected]
No twitter: mesquitaregis
Te convido a visitar o site de apresentação do livro que irei lançar em breve:
Nascer Várias Vezes
https://nascervariasvezes.blogspot.com/
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 8
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |