Menu
Somos Todos UM - Home

A SABEDORIA DAS PARÁBOLAS NA EDUCAÇÃO.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Euckaris Guimaraes Mendes

Assunto Psicologia
Atualizado em 3/27/2009 12:33:45 PM




"Deixai vir a mim as criancinhas.
Apresentaram a Jesus então umas criancinhas, a fim de que Ele as tocasse. E como seus discípulos repelissem com palavras rudes aqueles que as apresentavam, Jesus vendo isso repreendeu-os e lhes disse: Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais; pois o reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham. Eu vos digo, em verdade, que todo aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará. E tendo-as abraçado, abençoou-as impondo-lhes as mãos. (Marcos, 10:13 a 16)”


Jesus não diz de maneira categórica e absoluta que o reino de Deus é para as crianças mas que é para aqueles que lhes assemelham.

Se considerarmos que o espírito da criança pode ser muito antigo e que traz ao renascer as imperfeições de outras vidas, das quais não se libertou nas existências anteriores, pois somente um espírito que tivesse atingido a perfeição poderia nos dar o modelo da verdadeira pureza. Mas a comparação tem coerência do ponto de vista da vida presente, pois a criança não podendo ainda manifestar nenhuma tendência perversa, quando a tem, apresenta a imagem de inocência e candura.

O Espírito da criança já viveu outras encarnações mas não se mostra, desde o nascimento tal como é, o que prova a sabedoria de Deus. Ela precisa de cuidados especiais que somente a ternura dos pais pode lhe dar; ternura que se torna ainda mais necessária diante da ingenuidade e dependência da criança perante a vida.

Para os pais, o filho é um anjo de bondade o que é necessário para cativá-los e despertar—lhes o instinto de proteção, pois não teriam o mesmo devotamento se no lugar da graça e ingenuidade, sentissem sob os traços infantis, um caráter hostil com idéias de adulto e muito menos se conhecessem o seu passado.

Importante lembrar que o desenvolvimento do princípio inteligente deve ser proporcional ao desenvolvimento do corpo que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, assim como vemos nas crianças precoces. À partir do nascimento suas idéias retomam gradualmente seu impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos.

Daí podermos afirmar que durante os primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, pois seu verdadeiro caráter ainda está adormecido. Durante esse tempo, ela é mais flexível e mais acessível aos ensinamentos e aprendizagem que podem transformar sua natureza e fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa dos pais. É a Sabedoria do Pai, agindo a nosso favor.

O Espírito, na primeira infância, apresenta-se sob a personagem da inocência e Jesus sabendo dessa verdade apesar das experienciações da alma, toma a criança como modelo da pureza e da simplicidade.(Embasado em Allan Kardec em "O Evangelho Segundo o Espiritismo")

Durante essa fase de ingenuidade, doçura, acessibilidade, encantos infantis, torna-se mais fácil despertar nas crianças os bons sentimentos, os verdadeiros valores morais, como a bondade, a solidariedade, a verdade, a honestidade, a não violência, as ações corretas, a paz, o amor e tantos outros ensinamentos que serão a base de sua transformação moral e espiritual.

Para tanto, é imprescindível que os pais sejam os primeiros a se transformarem, a praticarem tudo que ensinam aos filhos com honestidade e muita transparência.
Tive a felicidade de presenciar um exemplo de um pai que em conversa com familiares foi-lhe oferecida a oportunidade de copiar um CD cuja edição estava esgotada, para dar de presente aos filhos “A Arca de Noé”, ao que ele disse com firmeza:

"Não posso fazer isso pois ensino a meus filhos que é errado, que eles não devem copiar os CDs dos colegas...

Esse exemplo me deixou muito mais feliz por se tratar de meu filho e quem lhe ofereceu impensadamente para copiar o CD, fui eu...afinal a edição estava esgotada! Dei-lhe o CD original de presente...

Portanto meus queridos amigos, não se enganem com a aparente ingenuidade de seu filho, corrija-o sim, ensine-o a ter discernimento entre o certo e o errado, sobre as ações corretas, mais tarde ele o surpreenderá de maneira gratificante e tranqüilizadora, como no caso acima e ainda lhe dará muitas lições, pois aprendemos sempre, somos eternos aprendizes, a vida é uma grande feira de trocas, damos e recebemos o tempo todo, principalmente dos filhos quando bem encaminhados.

Pais, sigam o exemplo do Mestre, recebam as crianças que lhes são confiadas como filhos, da barriga ou do coração, com todo amor e benevolência mas não esqueçam do principal: da orientação, da educação, da firmeza e com muita humildade corrijam-se, transformem-se, busquem os verdadeiros valores da alma nas suas atitudes, nas suas ações e palavras, busquem o reino de Deus dentro de si mesmos e o encontrará no sorriso de seu filho, na alegria de tê-lo transformado em um homem de bem.

EUCKARIS GUIMARÃES MENDES
COM MUITO AMOR!

OBS. Página de meu livro: "Educar: Benevolência e Frimeza"

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Euckaris Guimaraes Mendes   
EDUCADORA - PSICOPEDAGOGA - ESCRITORA - TERAPEUTA - PALESTRANTE - PINTORA . CONHEÇA MEU TRABALHO, MINHAS PINTURAS ÓLEO SOBRE TELAS! MEUS ARTIGOS E TERAPIAS! VISITE MEU SITE! AGORA, MELHOR MOMENTO!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa