Menu

A vida tem sentido?

Atualizado dia 5/14/2017 8:26:20 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quanto tempo uma pessoa dedica a buscar esta resposta em sua vida?
E sendo algo já buscado desde os primórdios da vida humana, a única resposta encontrada é a de cada um. Ninguém pode responder por você. A resposta de um pode ser compartilhada com outro, mas não será uma resposta de toda uma coletividade.
Uma rápida reflexão pode lhes responder como vocês estão frente a isso. Qual a resposta que dá à pergunta “qual é o sentido do que estou vivendo, fazendo?”
Quantas pessoas não conseguem ver nem a importância de se banharem, de se alimentarem, de se relacionarem harmoniosamente com seus familiares e amigos.
Pessoa de pouco mais de quarenta anos me revelou que não estava conseguindo enxergar motivos para o que estava vivendo. Bom profissional e reconhecido por isso, marido e pai, amado por todos, não tinha mais vontade de identificar seus sonhos, seus ideais, pois estava vivendo como se não mais existissem.
Participante de um treinamento, começou a despertar quando do tema motivação. Tenho um querido amigo que “entregou os pontos” ainda vivo. Vai como vai, não faz o mal a ninguém, porém, age consigo mesmo como se a vida não tivesse mais nenhum significado. A bebida é sua companheira. O descuido total consigo mesmo tornou-se o seu caminhar. Acidentes e quedas são constantes. Fala em Deus, mas age distanciado Dele. 
Jovens adolescentes que vinham tendo uma vida normal e cheia de sonhos repentinamente perdem total interesse por tudo que faziam e nada consegue estimulá-los a retomarem seu crescimento. Estudos abandonados, ociosidade permanente, quando muito, jogos virtuais e uma ou outra festa. Mas se elas não ocorrerem também não faz diferença. Moradores de rua em número cada vez maior. Pesquisas mostram que grande parte vem de famílias com condições e que mesmo eles possuem formação que os manteria. Alguns estavam desempregados, mas outros deixaram os empregos, famílias, amigos, enfim, abandonaram tudo e todos, passando a perambular sem rumo.
Dar um sentido à sua vida também pode ser dito dar um rumo a ela. Grandes desencantos e decepções podem causar isso, todavia, muitos não conseguem precisar o que aconteceu para que essa desconexão acontecesse. As religiões como um dos recursos também perderam sua força quando da tentativa de impor dogmas e condições para o “merecimento da piedade divina”. Em minúsculo, porque não reconheço nessa barganha a Presença Divina. A imposição da fé não possibilita o cuidado com a Fé. Se Deus está dentro de mim, quando me dizem que Deus não me acolherá, se não seguir as leis religiosas, é como dizer que sou um ser vazio que se negam a preencher caso eu não me renda a exigências. A Fé é o cuidado que tenho com a Divindade que existe em mim. Se não aprendi isso, que essa Energia Maior se encontra em mim e não em dogmas e preceitos religiosos, então não saberei o caminho do cuidado espiritual.
Escrever sobre o sentido da vida sem ser apenas um teórico é quase impossível, pois como já disse, esse sentido é único e individual. Pode ser semelhante para muitos, mas não é idêntico para todos. Alguns pregam que o objetivo maior é o desenvolvimento e crescimento da humanidade, então significa do coletivo. Mas poucos dizem que o caminho até lá é diferente para cada um.
Quando me perguntava qual era meu objetivo nessa vida, o que me fazia sentido, demorei a identificar que eram as situações onde eu me sentia reconfortado e em paz comigo mesmo que me trariam essa resposta. Pergunte-se quais são as atividades que ao fazê-las você se sente pleno, repleto de paz e harmonia. Ao identificá-las, você terá o mapa que o levará às respostas ainda não encontradas. Depois disso, é sua decisão se irá agir nessa direção ou não.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa