ALERTA E ORIENTAÇÃO AOS PAIS: VIOLENCIA, LIMITE E ESPAÇO I
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Rita Maria Brudniewski Granato
Assunto PsicologiaAtualizado em 07/11/2009 13:26:24
Percebo em minha clínica diária e por relatos de outras pessoas, que os pais de hoje estão confusos quanto à educação de seus filhos. Muitos deles não sabem como disciplinar seus filhos, não sabem quando dizer “não” ou mesmo se devem fazê-lo. Isso parece ocorrer porque eles associam autoritarismo à educação.
A disciplina é fundamental na criação dos filhos. A questão é grave, pois para que a criança viva numa sociedade, ela necessita que os pais lhe mostrem os limites, as fronteiras entre o certo e o errado. Quando isto não ocorre a criança se sente perdida, sem a internalização de valores positivos em sua vida.
Limite significa espaço, como dizia Winnincott.
Estamos vendo e ouvindo , cada dia mais, um enxame de notícias sobre jovens que estão se comportando de forma violenta e sem limites. Sem limites não construímos nossos espaços e nem o do outro, é como se tudo fosse um “ovo mexido”, não sabemos mais onde esta a clara e a gema.
Sem limites viveremos nesse caos urbano, político, educacional, sem respeito, sem humanidade e fraternidade.
O que percebo são manifestações de uma onipotência narcísica agressiva de nossos jovens.
A mídia por sua vez, veicula a violência e a falta de limites e estas atraem a mídia. Os noticiários só mostram estas coisas.
Vejo assim uma crise socialmente perversa com falta de amor e criatividade. Onde o TER se sobrepôs ao SER.
O TER alimenta um culto patológico pelo dinheiro, revelando um empobrecimento ecológico do homem, isto é, empobrecimento da relação SER HUMANO COM SUA PRÓPRIA NATUREZA, e SER HUMANO COM SUA NATUREZA SOCIAL. Onde não há amor responsável, com limites, causando um sentimento de ódio, revolta, rebeldia e perversidade.
O TER põe em relevo não só o próprio corpo e suas vaidades de forma exagerada e como fetiche, mas também põe em relevo o fanatismo pela individualidade, valorizando o culto do prazer pessoal imediato e egoísta, antes do prazer do parceiro ou do prazer mutuo.
Assim, podemos entender um pouco porque os jovens estão tão revoltados e não “obedecem” normas de convivência saudáveis, pois estão crescendo dentro desta cultura caótica e sem limites, se envolvendo sempre em muitos conflitos.
Nessa utopia do TER, da existência fantasiosa e ilusória de um novo Jardim do Éden, onde tudo é perfeito, os corpos, os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, os carros, etc. o jovem é levado a fazer qualquer coisa para chegar mais alto: TER mais poder, TER mais produção, Ter mais conhecimento, TER mais e mais e mais.
Estamos perdendo a noção do SER, e o que é mais importante nessa cultura caótica é o TER e não importando o COMO conquistarão isso.
Anexarei a esse ALERTA a Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr.Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.
O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso".
Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haja um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7, 0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve abandoná-lo.
13. A mãe é incompetente para abandonar o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem vidas, e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
CONTINUA......
Dra. Rita Granato
Psicóloga Clínica
www.ritagranato.psc.br
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |