Menu
Somos Todos UM - Home

As dúvidas e os detalhes

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Antony Valentim

Assunto Psicologia
Atualizado em 7/8/2014 8:14:49 AM


Quando não temos mais dúvidas, é porque estacionamos na caminhada e interrompemos a marcha. As dúvidas nos impulsionam a buscar respostas, e essas respostas alimentam nossa alma. Com a alma nutrida, transformamos pensamentos em atitudes, vozes em ações, estagnação em movimento, vontades em atos, e a própria dúvida em certeza. E a certeza é o alicerce da esperança. E a esperança constrói os degraus da ascensão de nossa alma. Até que vem outra dúvida, e de novo a vivência mágica do ciclo que vai construindo mais degraus.

Mas cuidado: É preciso santificar a dúvida, fazendo com que ela não nos amedronte a ponto de nos paralisar, e nem nos impeça de perceber as grandiosas bênçãos contidas nos pequenos detalhes. O velho provérbio Alemão diz que "o diabo mora nos detalhes". Mas "o diabo" somente alí reside quando não percebemos que na verdade, os detalhes são um templo vivo de Deus. Meios através dos quais Ele nos entrega as respostas que tanto buscamos em cada prece, em cara oração, em cada súplica, em cada pedido.

Peticionamos aos céus as rogativas mais sublimadas para a realização dos desejos de nossos corações, e/ou as forças mais dilatadas para suportarmos com dignidade as provas e expiações da vida. E por mais que as agruras da vida tentem nos convencer do contrário, essas respostas sempre vem. Mas os anos passam, a vida passa, e muitos de nós não percebemos que elas já chegaram. Porque não entendemos, ou não observamos que elas estão lá, nos detalhes. E aí sim, passam a ser a morada "do diabo".

Mas neste momento, vem Deus e desmonta tudo, desfaz tudo, nos mói, nos debulha, nos amassa, e nos leva ao fogo sagrado, para que se reacenda em nós a poderosa chama da dúvida que nos afasta do comodismo ou do conformismo. Porque é assim que Ele cuida dos seus filhos, fazendo com que percorram sempre, o caminho que precisam percorrer, com a dúvida, mas igualmente com as forças necessárias para enfrentá-las, burilando-as, transformando-as em certezas. Deus coloca em nossos caminhos novos olhares, novos toques, novas pessoas, que como instrumentos, contribuem com a nossa poda e o nosso crescimento. Afinal, "Deus ajuda o homem pelo homem".

Devemos tomar sempre todas as decisões que precisarmos tomar, mesmo que não tenhamos a certeza, a segurança do acerto, ou a convicção de que estamos decidindo pelo melhor caminho. Ninguém falha quando está agindo, porque o erro é relativo. As falhas vem da estagnação, do medo, do ficar prostrado, do se recolher à pseudo segurança de um mundo que imaginamos ser inviolável. Mas não há falhas, há apenas a necessária experiência que nos impulsiona a viver o que precisamos viver - ainda que não tenhamos a menor idéia do que precisamos vivenciar. Se nós não nos esquecermos que "o diabo pode vir a morar nos detalhes" apenas quando os abandonarmos ou a eles não dermos ouvidos, ou não os percebermos, sempre poderemos transformar uma decisão errada numa decisão certa.

Preste atenção nos detalhes. Não os deixem se tornarem morada do "diabo". Vez por outra, ouça a voz do improvável. Pode ser sim que aquilo que parece ser, seja de fato. Pode ser que no mais ínfimo detalhe, você encontre as mais absolutas e grandiosas certezas, e a mais segura ponte entre os sonhos e as suas realizações. Os detalhes guardam as respostas para nossas dúvidas. São capazes de armazenar chaves que poderão abrir importantes portas de luz.

Mas se você não perceber os detalhes, por não querer, não se importar ou não se achar capaz, deixando-os se tornarem "moradas do diabo", não se preocupe. O maior dos presentes que Deus nos entregou foi o arbítrio, totalmente livre, através do qual podemos fazer numerosas escolhas. Exerçamos esse, que é o maior e inalienável direito plenamente nosso. Porque mais cedo ou mais tarde, acertaremos, e perceberemos que nos detalhes percebidos e aproveitados, está à manifestação plena do que tantas vezes clamamos ao elevar aos céus a rogativa do "livrai-nos do mal".
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antony Valentim   
Antony Valentim é um ser comum, sem privilégios ou destaques que o diferenciem das demais pessoas. Devorador de livros, admirador de culturas religiosas sem preconceitos, e eterno aprendiz do Cristo. Mestre de nada, sábio de coisa alguma. Alguém como você, que chora, sorri, busca, luta, exercita a fé e cultiva no peito a doce flor da esperança.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa