Autoconhecimento
Atualizado dia 8/11/2014 5:04:02 PM em Psicologiapor Aline Bellino
A terapia é uma excelente aliada neste processo, uma vez que busca, junto com o analisando, resgatar a sua autenticidade, encontrar o próximo e a si mesmo com respeito e aceitação, e, sobretudo desenvolver habilidades de dialogar, facilitando o estabelecimento de relações mais saudáveis no presente e a ressignificar situações passadas que permaneceram inacabadas.
No entanto, este processo acontece de fora para dentro, e para que haja a significação de sua existência é de suma importância que o paciente esteja engajado no processo de autoconhecimento, preocupando-se como está “sendo no mundo” e não com o seu “estar no mundo”, desenvolvendo assim, a capacidade de lidar com as demandas da sua vida de forma mais saudável, bem como a valorizar sua existência, de modo que ao reconhecer qual o sentido de sua vida, deixa de sentir-se impotente diante desta, e passa a lutar por algo significativo, diminuindo o vazio que o torna infeliz.
Pesquisas corroboram que uma das razões significativas da perda de sentido deve-se a um duplo apelo que homem atual sofre: ao mesmo tempo em que ele é solicitado a viver sua humanidade mais profundamente, faz-se um apelo para a produção e a realização material. No entanto, as pessoas têm sentido dificuldades em coordenar essas solicitações que advêm tanto do mundo externo quanto do mundo interno.
O resgate de uma atitude em que se percebe que o homem não só existe, mas coexiste com os outros, se faz necessário e se torna possível à medida que se compreende que nem tudo se reduz a objetos. O resgate da existência humana modifica a forma do homem relacionar-se com o outro, e o ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conteúdo desenvolvido por: Aline Bellino Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |