BELEZA ETERNA




Autor Alessandra França
Assunto PsicologiaAtualizado em 11/6/2012 12:10:53 AM
Ao longo da história filósofos, pensadores e cientistas tentaram desvendar o significado da beleza, buscando os padrões que determinavam o real patamar do que pode ser considerado belo.
A natureza sempre majestosa expressa sua beleza multidiversa em formas, cores e movimentos, onde padrões inspiram, estruturam e enfeitam o cenário da vida em todo o planeta, inspirando artistas e muitos outros homens ao longo da história da humanidade.
Sabe-se que os padrões de formas mais perfeitas são encontrados na natureza e foram representados em obras de grandes artistas na antiguidade, esses artistas perseguiam a retratação das formas perfeitas e conseguiam, em muitos casos, expressá-las em suas obras.
No entanto, a beleza é algo que transcende a forma e qualquer padrão. A beleza é uma interpretação cognitiva humana e nem sempre segue os padrões determinados por modismos.
O conceito e o significado do que é belo é de alcance íntimo e individual, assim como a real beleza só pode ser retratada a partir do momento que é descoberta dentro do próprio ser.
Michelangelo ao trabalhar o David, uma de suas obras mais magníficas, disse ao olhar para o gigantesco bloco de mármore que sabia que o David estava preso ali dentro esperando por ele para libertá-lo. Esse é o retrato da beleza e da arte que vive "aprisionada" dentro de todo o ser humano à espera de ser libertada, ou seja, de ser expressa de ser doada ao mundo.
A beleza sempre é uma expressão de um conjunto de sentimentos, ideias e percepções de algo interno no infinito mundo do subconsciente humano. Nenhum artista alcança a perfeição de sua obra se não a tiver vislumbrado primeiro dentro de si mesmo.
Se pegarmos essa ideia de que a beleza é uma expressão de algo interno e compará-la com a forma como estamos vivendo o conceito de beleza nos dias de hoje, vemos o quão pobre e longínquo do seu real significado estamos.
Beleza para a grande maioria se resume a uma boa aparência física, a se vestir com o que está na moda, a se portar como as grandes massas se portam, ou seja, assimilam pobres conceitos externos e não interpretam o real significado do belo em suas vidas.
Assim, esse conceito pobre sobre a beleza tem tornado a existência humana tão tosca e triste, não tem trazido muita inspiração e esperança de uma vida livre e harmônica. Parece que o real significado de beleza se perdeu em meio ao egoísmo e a conceitos pobres ao invés de nobres.
Esta postura sem rumo, sem arte e sem inspiração tem destruído tudo o que é belo a sua volta: relações, comportamentos culturais e artísticos, livre pensamento, capacidade interpretativa e, inclusive, a natureza, o meio ambiente e o próprio conceito de ser humano.
Em que momento deixamos a beleza perdida dentro de nós?
Corpos e rostos bonitos não são capazes de chegar aos pés do real significado da beleza. O significado da beleza transcende a forma humana moderna e tosca de enxergá-la. Para chegar ao seu real e mais puro significado é necessário mergulhar profundo na natureza espiritual que habita todo o ser humano. Se refletíssemos sobre o que Cristo quis dizer quando ensinou "o Reino dos Céus está dentro de vós", poderíamos encontrar tais pistas que nos conduziriam ao real sentido da beleza. Como é esse Reino dos Céus que você carrega dentro de você, o que ele possui? De que forma você pode expressá-lo?
Se pensarmos que o Reino dos Céus é o berço da Beleza, do Amor e da Sabedoria, deveríamos nos empenhar em buscar uma forma de cultivar essas sementes para que elas possam florescer e frutificar em nossas vidas. Esse empenho certamente nos traria a beleza à flor da pele e não precisaríamos perseguir uma falsa beleza que é destruída pela passagem dos anos e dos pensamentos e ressentimentos que armazenamos e encobrem o Reino dos Céus dentro de nós.
Todo genuíno artista sabe que qualquer obra de arte nasce primeiro dentro de si mesmo. Portanto, na arte da vida, para expressar beleza real e pura ela deve florescer no íntimo da nossa consciência.
"O rosto é o espelho da alma". Marcus Cícero
Uma semana cheia de beleza e harmonia para todos!!









Life Coach, especialista em Inteligência Emocional nos Relacionamentos, Ativista Quântica, Escritora, Prática em Filosofia e Metafísica Aplicada, Técnicas energéticas e vibracionais (Quantum Touch, Florais e Reiki Integrativo Quântico). Fundadora do site Auditório da Alma com a missão de levar Desenvolvimento Humano sem fronteiras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |