Brasil é o 2º país do mundo com maior nível de estresse



Autor fatima bittencourt
Assunto PsicologiaAtualizado em 8/6/2010 4:59:42 AM
Sete em cada dez brasileiros reclamam de estresse no trabalho. Destes, pelo menos três sofrem da chamada Síndrome de Burnout — esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.
Como já dizia a música “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...” ou ainda o dito popular “Brasil, o país do samba, futebol e do carnaval”. Todas essas características reunidas em um só lugar não poderiam deixar de ser destino certo de muitos turistas que aqui desembarcam todos os anos em busca de diversão e descanso. Mas se nossos visitantes conseguem relaxar, os brasileiros estão longe dessa façanha. Isso porque segundo levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Mangement Association) da qual sou membro, o Brasil é o segundo país em que o problema é mais relatado, ficando atrás somente do Japão.
Crescer e evoluir implica realmente certo esforço, daí estarmos ocupando a sexta posição no ranking da economia mundial. Mas o que muitos não percebem é que essa rotina desgastante trás junto com seus benefícios os malefícios como o estresse, por exemplo, que assim como qualquer outra doença necessita ser tratado para que não se torne algo maior, transformando-se na síndrome de Burnout, esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional que leva a exaustão da pessoa e que atinge três em cada dez trabalhadores do país.
O portador do Burnout muitas vezes não sabe que possui a doença, também conhecida como síndrome do esgotamento físico, que passa a medir a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional, sentindo a necessidade de se afirmar, transformando em obstinação e compulsão o desejo de realização profissional. Ser um workaholic e" time is money"não se sustenta nos novos paradígmas do mundo.
Mas embora a doença esteja diretamente ligada ao campo profissional, o seu desenvolvimento não se restringe apenas a profissão, mas também à relação estabelecida do portador com o trabalho. Ou seja, um indivíduo pode trabalhar muito, mas ter uma relação saudável com o trabalho. Os profissionais de alto rendimento, responsabilidade e competitividade como médicos, professores, corretores, enfermeiros, tecnólogos, voluntários entre muitos outros, estão mais propensos a desenvolver o Burnout. .
No combate a essa doença, que quando não cuidada leva a sérios trantornos, pequenas mudanças no cotidiano podem ser excelentes fortes aliadas, tais como alimentação balanceada, meditação, o empenho em causas sociais e ambientais, prática de atividades físicas, hobby, manutenção das relações sociais, integração familiar são apenas alguns deles. Mas apesar da simplicidade dessas recomendações, poucos são os trabalhadores de hoje que podem segui-las.
Principais sintomas da síndrome de Burnout
Como o próprio nome sugere, essa doença é a sensação de ser consumido pelo estresse, de estar esgotado e sem energia. Vários outros sintomas são comuns, como sono ruim, cansaço, dores no corpo, lapsos de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade, desesperança, tristeza e transtorno de humor, esgotamento profissional que corresponde ao colapso físico emental, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos, descaso com as necessidades pessoais (comer, dormir esair com os amigos começam a perder o sentido), recalque de conflitos, discriminação pelos colegas de trabalho, cinismo e agressão também fazem parte do diagnóstico, que geralmente são bastante evidentes.
VALE REFLETIR OS VALORES QUE ESTAMOS DEIXANDO PARA O MUNDO!A RESPONSABILIDADE (RESPONDER COM HABILIDADE)COM O TRABALHO É TÃO IMPORTANTE COMO .MEDITAR, COMER BEM, PRATICAR A COMPAIXÃO, SILENCIAR, OBTER A MEMÓRIA DA CALMA , DA CLAREZA E PRINCIPALMENTE NÃO SE AFASTAR DA GRANDEZA QUE O UNIVERSO OFERECE QUANDO EM SINTONIA COM CADA UM DE NÓS.
QUE TODOS SEJAM FELIZES!









Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |