Coaching & Projetos Sociais
Atualizado dia 9/24/2013 6:27:27 PM em Psicologiapor Alzira Caetana Nogueira
Incentivo aos Negócios Sociais? Incentivo ao Empreendedorismo Social?
É assim que vejo a atuação do Coach. Se podemos auxiliar nossos coachees (clientes) para que possam atingir suas metas com mais rapidez e objetividade porque não fazê-lo com responsabilidade social?
Se cada pessoa, profissional ou empresa DECIDIR fazer uma pausa para praticar uma ação que possa beneficiar seus próximos, então, juntos faremos grandes coisas.
Veja este exemplo praticado pela Fundação Dom Cabral: "Como construir uma via única que integre metas sociais às estratégias centrais dos negócios", conferência promovida pela Dom Cabral. Porém, ela não ficou só na fomentação do debate entre as maiores empresas do país, a própria fundação tira o conceito do papel e o põe em prática ao investir 50% de seu lucro líquido em ações sociais. Entre as ações financiadas pela FDC estão o Projeto Dignidade e o Jardim de Oportunidades.
Tudo bem se está pensando que só quem tem dinheiro e poder é que pode fazer acontecer.
Preste atenção nos pensamentos. Que tal se pensar no assunto sobre outro anglo, de forma mais construtiva?
- O que eu posso fazer para ajudar a construir uma "via única que integre metas sociais às estratégias centrais de negócios?"
- Qual grupo pretendo ajudar? As famílias? As famílias dos meus clientes? A turma do futebol do bairro?
- Tenho um salão de beleza, posso doar alguns penteados grátis para aquelas pessoas que conheço e sei que não podem pagar?
- Dentro da minha família existe aquele parente talentoso que está esperando uma forcinha para se tornar empreendedor?
- Na vizinhança existem pequenas empresas que podem se tornar médias empresas se eu apresentar os meus conhecimentos sobre marketing?
- Posso apresentar às pessoas e empresas o conceito de Negócios Sociais?
Eu escolhi o caminho de desenvolver projetos sociais.
Comecei com o projeto Sabor e Saber: de porta em porta, recolhemos livros usados e montamos bibliotecas em comunidades carentes.
O meu desejo é que deixem de jogar livros no lixo e que os mesmos sejam lidos por aqueles que não têm condições de comprá-los ou que não possam se locomover para ir até os grandes centros onde ficam livrarias e bibliotecas. Meu desejo é que as donas de casa, aposentados, jovens e deficientes tenham acesso ao divertimento e crescimento através das leituras.
Meu desejo é FAZER ACONTECER alguma transformação positiva na vida das pessoas.
Sobre Negócios Sociais, espero que cada pequena, média ou grande empresa, as quais visito pessoalmente para divulgar a ideia, possam, através da sua atividade, colocar uma pitada dos seus serviços à disposição dos menos favorecidos.
Vejamos: visitando uma barbearia descobrimos que grande número de homens jovens e adultos esperam por longo tempo para cortar o cabelo e fazer a barba. Parece óbvio, e é. Pois bem, focamos no LONGO TEMPO DE ESPERA.
Então, fizemos a seguinte proposta para o proprietário: uma outra loja, que vende artigos de presentes, colocaria lá na barbearia uma pequena prateleira com mimos para serem vendidos para as esposas, filhos e pais de seus clientes e o barbeiro teria uma comissão sobre os produtos vendidos. Além de lucrarem com propaganda gratuíta. A loja faria o marketing da barbearia no seu estabelecimento e a barbearia faria o marketing da loja em sua sede.
Com uma condição: em cada produto teria uma cartilha intitulada O PODER DE UM SIMPLES PRESENTE INESPERADO. Com foco na família e na AMOROSIDADE entre os seres, destacamos alguns pontos sobre o efeito da surpresa, da amabilidade e da gentileza. Também deixamos revistas, cuidadosamente selecionadas, com temas familiares, educativos de sexualidade e religiosos.
Seguem fazendo esta troca e sempre que passamos ouvimos agradecimentos.
Longas esperas podem se transformar em novos comportamentos e LUCRO.
É só uma pequena ideia colocada em ação, mas nossa pretensão é grande, desejamos que se estenda, que várias pessoas de todos os cantos pensem em coisas boas, e comunitárias, e familiares, e sociais. Que façam diferença no dia a dia da sociedade.
Nascemos para amar. Nascemos para servir.
Negócios Sociais:
O que posso fazer dentro do meu ofício que vai ajudar meus clientes a se sentirem um pouco melhor no seu dia a dia?
O que posso fazer AGORA?
Pense, faça uma pausa, peça sugestões, pratique a boa AÇÃO.
O Coaching vai ajudar você!
Todos devem ter um coach!
Alzira C. Nogueira
Avaliação: 5 | Votos: 5
Coach Life e Professional. Escritora do livro COACHING E MENTORING-Foco na Excelência-www.editorasermais.com. Me sinto plenamente realizada quando escrevo. Sei que os textos chegarão a todos que deles necessitam conhecer. Agradeço muito por todas as portas que a cada dia se abrem para mim. PENSAMENTO SEM AÇÃO NÃO GERA RESULTADO. UNIDOS SOMOS MAIS. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |