Colocando as cadeiras na calçada
Atualizado dia 4/8/2019 10:34:05 AM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Nossa preocupação de “estarmos vivos” administrativa e financeiramente, enfim de estarmos no “mercado” é grande e para muitos, assustadora. Muitas são as novidades, as teorias, as correntes que surgiram e que nos ensinam a administrar. Tantas que nem sabemos qual (ou quais) adotar. Tão complexas em sua “simplicidade”, que para poder entendê-las e pô-las em prática necessitamos contratar especialistas. Ai meu fluxo de caixa!
Vamos fazer o simples e muito barato, muito econômico e demasiadamente funcional. Como? Três são os pontos.
- Pôr as cadeiras na calçada novamente:
Comece assim: “Quero ouvi-los sobre os problemas que nos atingem. Peço que digam quais os problemas que vocês percebem na empresa, para assim observarmos se são comuns aos que eu estou vendo”.
Deixe-os falar. Não se defenda nem interrompa em momento algum a não ser para lembrá-los dos objetivos do bate-papo. Depois, solicite sugestões para se solucionarem os problemas apontados. Defina responsabilidades e/ou comprometimentos. Não abuse do poder hierárquico, esbanje confiança em todos.
“Só isso?” - só se fôssemos muito ingênuos. Estabelecemos em conjunto as referências de acompanhamento. Quais são os indicadores de que realmente estamos fazendo/atingindo/caminhando para o que nos propusemos e em que tempo? Estabeleça quem acompanhará o quê. Bata papo, sempre que necessário.
- Fale o óbvio:
- Orgulhemo-nos da equipe que temos:
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 7
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |