Comunicação - seu fator diferencial na carreira
Atualizado dia 21/04/2013 20:34:09 em Psicologiapor Daniela Dias - PROJETO NASCENTE
Aprendemos com eles que a comunicação eficaz está no fato de que é preciso saber quais informações precisam ser comunicadas e então encontrar uma forma de comunicá-las, saindo do "o que" e chegando no "como" que é como se envolve o ouvinte. Grande parte dos conflitos nos relacionamentos interpessoais podem ser evitados sabendo usar esta comunicação eficaz.
O que é falado em uma conversa com alguém é importante, mas representa apenas 7% da comunicação efetiva que é feita. O seu não verbal que é o como falar é mais importante do que o seu verbal. No processo de comunicação ele é o responsável pelos 93% restantes da conversa, se subdividindo em 38% no seu tom de voz e em 55% na sua fisiologia que engloba seus gestos, expressões, postura e respiração.
Por que o não verbal é tão importante no processo? Porque o cérebro processa todas as informações por meio de imagens, assim ver alguém falar causa mais impacto ao cérebro do que o conteúdo passado. Se uma imagem da pessoa não é vista como no caso de um telefonema, sua voz é ouvida e consequentemente a mente traz ou cria uma imagem de quem está falando pelo tom de voz, pelo timbre, pelo volume e velocidade da fala da outra pessoa.
Já a comunicação escrita faz com que a pessoa crie uma imagem do que está escrito e crie uma história para contextualizar as palavras, retornando à forma de processamento de informações do cérebro.
Compreendendo a forma de comunicação dos grandes líderes e o processamento cerebral, podemos exercitar a comunicação através de técnicas direcionadas para nos tornarmos grandes comunicadores em nosso meio profissional e pessoal. É importante salientar que quanto mais você cresce em sua carreira, a comunicação vai se tornando exponencialmente mais difícil e essencial para o seu sucesso e o diferencial de sua empresa. Por isso é importante investir em técnicas de comunicação para poder se adaptar às exigências de cada posição de trabalho.
Uma das ferramentas que o ensina a como se comunicar melhor é a Programação NeuroLinguística (PNL), através de vários exercícios e técnicas para você identificar suas dificuldades, seja falar em público ou ter que conversar com seu chefe, até aprender a se comunicar melhor como seus familiares. Venha conhecer a PNL conosco!
Texto revisado
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Daniela Dias - Diretora do Projeto Nascente, 1a. Master Trainer em PNL do Brasil, Coach e Consultora pessoal atuando com as técnicas de PNL, coaching, regressão de memória, renascimento e cinesiologia. Ministra cursos, palestras e formação profissional em PNL. Integra em seu trabalho diversas técnicas para a transformação integral do Ser. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |