Construindo a Autoconfiança
Atualizado dia 2/8/2010 5:44:11 PM em Psicologiapor Celso A. Cavalheiro
O medo é uma doença a ser diagnosticada e tratada como qualquer outra. Ele se origina de pensamentos e hábitos mentais distorcidos. Normalmente, quando permitimos que em nossa mente habitem fortes pensamentos de dúvidas, fracasso e incapacidade, esses pensamentos se tornarão, ao longo do tempo, tão poderosos que acabarão afetando, negativamente, as nossas vidas.
Às vezes, o medo atinge um patamar tão alto que chega as raias do absurdo, trazendndo prejuízos graves a nossa qualidade de vida. Tememos a pobreza, o escuro, o ridículo, micróbios, ladrões, raios, o frio, a solidão, fantasmas, o casamento, a morte e acidentes entre outras coisas. As possibilidades de medo ainda incluem coisas bizarras, como medo de gato preto, baratas, ratos, crítica, viajar, olho grosso, sonhos e até da velhice.
È claro que o medo, em si, não é de todo mau. È, de certa forma, uma garantia de sobrevivência e, certamente, o herdamos da época em que éramos ameaçados por animais selvagens e onde, sentir medo, poderia fazer a diferença entre sobreviver ou morrer. Medos como o de fazer coisas erradas, de fazer mal aos outros, podem ser legítimos. Estes medos, no entanto, em vez de nos enfraquecer, trazem consigo grande força humana.
Enfrentar a coisa a qual tememos, certamente a despojará de seu conteúdo apavorante. Enquanto fugir irá emprestar-lhe um ar cada vez mais forte de obstáculo intransponível. O medo sempre foi nosso maior inimigo. Milhares de pessoas dizem: "Passei a vida inteira com medo de coisas que nunca aconteceram". O perigo destas atitudes, é que, muitas vezes, atraímos aquilo que mais tememos. Se a preocupação é resultado de falta de confiança, o medo é o reconhecimento da inferioridade.
A construção da autoconfiança não é uma tarefa tão difícil. Só requer paciência e esforço inteligente. Deve-se evitar o estresse, a ansiedade e a pressa, pois estas exaurem nossas forças e nos trazem um efeito contrário daquele que queremos. O mestre Jesus disse, um dia: "Não vos preocupeis em demasia com o dia de amanhã, a cada dia basta o seu cuidado." Se você quer ser uma pessoa segura e autoconfiante comece dando um passo de cada vez, todo dia.
A indecisão é uma causa frequente do hábito do medo. Muitas vezes hesitamos diante de uma questão importante e isto, normalmente, nos leva a decidir de forma errada, a tomar o caminho contrário. Às vezes queremos evitar um obstáculo qualquer, mas nos fixamos tanto nele, que acabamos indo de encontro ao mesmo. Não há nada mais desastroso que a falta de firmeza de propósitos.
Para ser uma pessoa feliz e autoconfiante, você precisa decidir que assim o quer e agarrar-se a seu propósito com unhas e dentes. Fraquezas e incertezas não farão de você um vencedor. Não tenha medo de errar. Inevitavelmente, você vai fazê-lo. Cresça com seus erros. Construa uma mente forte a cada dia. Uma vitória de cada vez; e você vai descobrir logo logo quem você realmente é; e que você está aqui para se expressar de forma plena e maravilhosa.
Erga sua cabeça. Visualize seu objetivo e vá em frente. Respeite-se. Aprenda ver suas qualidades. Dê uma trégua a seus defeitos. Afinal, você não precisa deles para nada. Lembre-se, o mundo geralmente aceita a avaliação que você faz de si mesmo. Faça o máximo por você e, em breve, você perceberá que é você quem cria seus próprios obstáculos, e que, se decidir não mais fazê-lo, sua vida irá mudar de tal forma, para melhor, que nem em seus sonhos mais otimistas, você conseguiu imaginar.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 14
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |