Despertar!
Atualizado dia 12/8/2014 8:44:12 AM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Uma boa noite de sono não se faz apenas se jogando na cama e deixando o cansaço tomar conta. É necessário todo um cuidado que poucos possuem. Em rápida descrição, eis alguns passos que muitos ignoram:
Uma cama bem arrumada e com lençóis limpos e macios. Roupa pessoal, pijama, camisola ou mesmo uma camiseta também limpa. Um bom banho, que além de deixar-nos limpos e livres do cheiro pesado do suor, nos relaxa e começa a nos preparar para o deitar.
O aquietamento da mente. Significa várias coisas: Desligar-se dos problemas do dia a dia, estar alimentado e não assistir filmes ou noticiários turbulentos, fazer uma leitura agradável e/ou uma meditação relaxante, dispor-se a ter uma noite calma e tranquila. Isso mesmo. Nós podemos exercer um controle de nosso repouso através de treino, preparo consciente.
Deitar-se com o pensamento nos problemas que deverão ser vistos no dia seguinte apenas nos deixará agitados. Ao deitarmos com fome ficaremos “rolando” na cama, ansiosos, pois nosso organismo nos pede a ingestão de algo que nos aquiete. Não é “comer a geladeira”, mas estar alimentado. Filmes e noticiários agressivos também nos deixa em um estado interior de beligerância, de agressividade em potencial, prestes a explodir.
Portanto, para se ter uma boa noite de sono, ir deitar em um estado de calma é fundamental. Após algum tempo fazendo essa prática, o sono será realmente reparador. As noites serão mais calmas, tranquilas e os próprios sonhos, quando lembrados e em sua maioria das vezes, terão um conteúdo mais harmonioso.
Acordar para a vida é muito semelhante ao acordar de manhã.
Uma boa vida não se faz apenas dizendo que a queremos. E também não acontece apenas porque “ganhamos na loteria”, ou seja, porque temos dinheiro. Uma boa vida se constrói através de bons hábitos, de determinação para o que sequer e de seguir valores que norteiam nossas ações. Uma boa vida não se conquista de qualquer forma.
Quantas vezes você já se disse: “Como não vi isso antes?”; “Quanto tempo desperdicei por não perceber isso antes”. São situações onde você despertou para uma realidade mais ampla, portanto, mais abrangente de vida.
Despertar significa ter a consciência plena do que se esta fazendo, vivendo. O “estabanado”, aquele que vai atravessar a sala e dá com a canela na mesinha de centro, machucando-se, ao mesmo tempo em que sabia para onde ir, não tinha a consciência do caminho, pois se tivesse, teria desviado da mesa.
Precisamos ter a consciência que viver bem não é não ter problemas para resolver, não ter obstáculos a superar ou limitações que nos são impostas por condições financeiras, possibilidades de trabalho, saúde, enfim, viver bem é muito mais a arte de estar conosco mesmos e conseqüente disposição para o que surge, para o que temos que fazer, para o que precisamos fazer.
Aceitar nossa condição, seja ela qual for, é o primeiro passo para fazermos algo para mudar essa mesma condição. Como já falamos em outras oportunidades, aceitar é dar por verdade o que existe e/ou ocorre. Não significa concordar.
Aceite a vida que tem. A partir daí, desperte e caminhe para o que quer. Se alguém lhe disse que é fácil esse alguém lhe enganou. Despertar é parar de querer o fácil e sim abraçar o que é necessário para a conquista do que se quer.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 11
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |