Menu
Somos Todos UM - Home

Eu quero mais é ser louca...e feliz!!!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Iole Maria Bonetti

Assunto Psicologia
Atualizado em 01/09/2010 12:07:48


"Não sei porquê mas achei esse livro a sua cara. Que você continue usando a sua loucura genial para alegrar nossas vidas..."  

Essa foi uma dedicatória feita por um casal de amigos ao me presentearem com o livro: "De Gênio e Louco todo mundo tem um pouco" do escritor Augusto Cury.

Este livro conta a estória de dois mendigos, andarilhos, considerados por todos como loucos e faz parte da saga "O Vendedor de Sonhos"; cujo tema já é instigante por si próprio: vender sonhos!!! 

Penso e repenso...

O homem é por natureza um sonhador, o sonho faz parte da nossa existência, é o que alimenta nossa alma, é o que dá sentido a nossa vida.      

Somos seres movidos por uma única motivação: PAIXÃO.

Paixão pela vida, paixão pelo que fazemos, paixão pelo que vivemos, paixão pelo que está por vir, paixão por aquilo que acreditamos.

Esta semana atendi um rapaz de 18 anos, cuja preocupação dos pais era de que ele estava muito "avoado, com a cabeça nas nuvens, não conseguindo se concentrar".

Conversando, ele me conta - sem nenhum entusiasmo - que atualmente trabalha em uma fábrica embalando peças e que seu trabalho anterior foi de empacotador em um supermercado, apenas como forma de ganhar dinheiro para ajudar no sustento de sua família.

Suas matérias preferidas na escola eram biologia e química, e avançando um pouco mais na nossa conversa- e agora muito entusiasmado - ele me relata que adora pensar em fórmulas e ficar imaginando as misturas e experimentos que possa realizar para ver o resultado que dará.

Eu, como analista, me pergunto se este rapaz, aos 18 anos, prestes a escolher uma profissão, deve parar de sonhar para fazer parte e se adaptar a um sistema.

Ou, ao contrário, e no que acredito, ele tem esse direito e deve continuar a criar e viajar em sua imaginação; mesmo que a primeira vista suas idéias pareçam loucas, insanas, desvairadas, sem pé nem cabeça como se costuma dizer!

Vivemos em uma sociedade em que as coisas estão estabelecidas como absolutas... se você quer ser médico, engenheiro... tudo bem; mas cientista??? Você está é ficando louco!!!

Toda essa estória me remeteu à vida de Einstein, um dos maiores "cérebros" da humanidade. Este, como muitos jovens, também não se adaptava ao currículo escolar e teve um desempenho nada notável em sala de aula.

Mais ainda, ao se formar, Einstein deu aulas em universidades, mas não conseguiu brilhar, e, "sem perspectivas foi trabalhar numa firma de patentes, registrando descobertas de outros: nada era tão repetitivo, sem atração intelectual e sem apelos criativos. Mas lhe sobrava tempo para pensar e expandir sua experiência imaginativa." Einstein se notabilizou "pela organização nova de dados, pela capacidade de pensar através de imagens e de interpretar esses fenômenos de diversos ângulos. Ele era capaz de imaginar-se viajando num raio de luz e observar, ao mesmo tempo um relógio para saber o que aconteceria com o tempo". (Augusto Cury)

Dizia Einstein que para produzir novas idéias era mais importante a imaginação do que o excesso de informação.

Os sonhos são projetos de vida. Eles libertam a imaginação e irrigam a inteligência para pensarmos em outras possibilidades. Quem sonha reescreve seus textos e reinventa sua própria estória.

O psicanalista francês Jacques Lacan observou muito bem a questão da loucura. Ele diz que a loucura não é para quem quer, é somente para quem pode!!!

O fato de voarmos em nossos pensamentos, criarmos idéias novas e desvairadas, não quer dizer que estejamos ficando loucos.

Pelo contrário, as pessoas muito fechadas, enraizadas numa sociedade que engessa nossa maneira de pensar e expressar é que têm apresentado conflitos e transtornos dos mais variados, como: depressão, síndrome do pânico, falta de libido, crise existencial, etc...

As pessoas que não se preocupam com os outros ou no que estes pensam sobre elas, que inventam e cantam sua própria música, que dançam sem se questionarem se seus passos estão corretos ou se alguém as observa, que reinventam a vida da sua própria maneira; estas sim encontram alegria e felicidade em seu caminho.

E, posso dizer, que estas pessoas são saudáveis, estão de bem com a vida, com seus propósitos internos; mesmo em suas "loucuras" diárias.

Assim podemos pensar que a loucura e a genialidade caminham de mãos dadas, muito próximas uma da outra.

Alexandre Graham Bell dizia que "se você andar por caminhos que todos conhecem, vai chegar apenas a lugares que todo mundo chegou."

Que tédio, não?

Então, o que proponho a você é bem simples: mude sua rota todos os dias, experimente novas emoções, novos sabores, sorria para a vida, crie a música da sua existência, cante, dance, festeje a oportunidade de estar vivo...

Seja um louco... nunca deixe de sonhar, pois é como voar...

Acredite e vá em busca desse sonho, voe, voe bem alto...

E com certeza você se sentirá VIVO!!! 

  

  

  

  

  

 
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa