Exame de consciência!



Autor Cássia Marina Moreira
Assunto PsicologiaAtualizado em 23/04/2011 17:37:26
Sem mais nem menos!
Sem tirar nem por!
A mais justa medida daquela situação.
Quantas vezes as coisas são assim?
E quando acontecem será que realmente olhamos para elas demoradamente? Ou passamos a vista e o entendimento rapidamente sem quase notarmos o fato?
Como é quando tudo dá certinho? Notamos? Festejamos? E se fazemos isso por quanto tempo o fazemos?
Quando pequena e fiz como a grande maioria das crianças da época o catecismo no colégio. E passávamos sempre um aperto danado antes de chegar ao confessionario, para ter uma listinha em mente com todos os pecadinhos da semana e então ir até lá e contar para ele - o padre - as minhas escorregadelas, isso era a rotina de toda semana.
Contávamos com uma ajuda ‘divina do exame de consciência, que era nada mais, nada menos que parar por alguns minutos e refletir sobre os atos praticados. Ou seja, relembrar tudo que eu fiz e claro - não devia. Para só então ir até o padre confessar meus pecadinhos e só assim obter perdão.
Duas angustias me assolavam neste período. Ter que lembrar que pequei e com isso me sentir culpada, além de ter clareza que estava sempre cometendo erros. Ter que confessar acabava sendo o de menos perto do que era ter que entrar em contato com este lado sombra que sempre esta fazendo algo indevido, isso sim era o pior. O padre nós sabíamos que sempre estava ali para perdoar.
Mesmo não me lembrando de todos os maus pensamentos, palavras, omissões ou atos contrários ao que a religião pregava era preciso arrumar alguns, afinal era impossível passar uma semana inteira sem cometer um deslize sequer!
Pior que isso é que passando um pente fino nos acontecimentos dos últimos sete dias, invariavelmente encontrava algo que fiz e claro - não devia.
Minha questão hoje é levantar através de um exame de consciência as coisas boas que certamente também faço todos os dias. E então manter fresquinho na memória as coisas boas e as que deram certo neste período.
Ficamos fixados pelos erros e enganos, pelos pecadinhos e mais ainda nas coisas que não dão muito ou nada certo. Naquelas que não se realizam a contento.
É preciso colocar tudo na balança as coisas que precisamos melhorar em nós, as coisinhas que podemos deixar de fazer; assim como as coisas leves e legais, aquelas agradáveis que fizeram parte de toda a semana.
Alcançar a maturidade é poder fazer um pouco disso, uma avaliação sincera que não deixe nada de fora, que não destrua a autoestima, mas não coloque sob o tapete as "coisinhas não tão legais" que também fazemos.
Sem medo de ser o que se é sabedor das possibilidades de mudança, de melhora nos pontos falhos e feliz por ter a noção exata de que fazemos muita coisa bem feita.
Consciência nunca é demais! É com ela que sempre poderemos contar para crescer, e é por causa dela que podemos melhorar nosso dia a dia, nosso humor, e até mesmo a nossa sorte!
Uma formulação das Essências D´Água que bem pode nos ajudar nestas horas em que é preciso ser um bom juiz. Um que nos julgue com total imparcialidade é a fórmula da MATURIDADE, que nos leva a ter temperança, nem tanto Céu nem tanto Terra, apenas a possibilidade de apurar os fatos reais e assim poder superar aquilo que necessário for.
Como amanhã é Páscoa uma época de renovação é um bom momento para reorganizar as coisas e como esta data tem um significado de renascimento podemos aproveitar e conscientemente nos proporcionar mudanças.
Não precisa ser radical, começar do zero, podem ser pequenas, e até cautelosas modificações, mas se forem incorporadas no dia a dia, com certeza farão diferença.
Então que esta PÁSCOA tenha o significado de um novo amanhecer!
Avaliação: 5 | Votos: 4




Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |