LIBERTE-SE DA CULPA
Atualizado dia 9/2/2012 10:35:38 AM em Psicologiapor Keli Soares
Você tem o hábito de culpar as pessoas?
Esse sentimento o ajuda em alguma coisa? Traz algum benefício?
É bom refletir sobre isso para que possa avaliar os impactos da culpa em sua vida.
Você pode sentir culpa toda vez que tem que dizer não para alguém. Esse é um comportamento não assertivo em que você demonstra uma necessidade de agradar a todos e um medo de perder o amor ou a admiração das pessoas.
Você pode se sentir culpado quando comete um erro e fica remoendo isso por muito e muito tempo.
Há quem sinta culpa por sentir desejo, por pensar coisas consideradas proibidas, por sentir desejo sexual.
Você pode seguir um padrão de pensamento em que tem que culpar alguém para se sentir aliviado em uma situação específica.
Você pode se sentir culpado porque não é bom pai, boa mãe, porque deveria ter feito isso ou aquilo, porque não deveria ter agido assim ou assado... Enfim existem muitas possibilidades em que a culpa é a protagonista da história...
E a pergunta básica é a seguinte: sentir culpa o ajuda a resolver a questão? Ensina-o a ser melhor? A amar a si mesmo e às pessoas?
Creio que a resposta seja NÃO, mas existe um lado bom do sentimento de culpa... Se você se sente culpado, você não é um perverso ou um psicopata... Tudo tem seu lado positivo... Rsrs
Precisamos aprender a liberar nosso mundo interno da culpa, ela só nos faz mal. Não estou sugerindo que nos tornemos inconseqüentes e, sim, que possamos fazer uma limpeza interna e trocar a CULPA por RESPONSABILIDADE.
Assumir responsabilidade sobre o que acontece nos dá liberdade de ser quem somos e de modificar o que pode ser modificado.
Assumir responsabilidade nos coloca no terreno da paz interna, da consciência tranqüila e nos faz sentir livres. Responsabilidade é a habilidade de responder às situações da vida. E podemos fazer isso. Podemos limpar nossos corações dos sentimentos negativos que a culpa acorrenta em nós e começar a funcionar de uma maneira mais inteligente, mais leve, mais prática!
A culpa nos deixa estagnados. A responsabilidade nos leva à movimentação.
Tanto o comportamento de culpar a si mesmo quanto o de culpar o outro por qualquer coisa que seja nos traz mal-estar e desgaste.
Você pode aprender a desenvolver comportamento assertivo de várias maneiras:
1- Lendo um livro e uma boa indicação é "Comportamento Assertivo",de Vera Martins. Existem outros títulos e autores muito interessantes. Visite uma livraria e faça sua pesquisa com calma.
2- Você pode pesquisar esses conceitos pela internet e aplicar o que aprender em si mesmo.
3- Você pode fazer diariamente meditações guiadas para enviar comandos a sua mente inconsciente para que limpe as memórias de culpa do seu mundo interno. No meu canal do Youtube você pode encontrar algumas interessantes:https://www.youtube.com/user/SoaresKeli?feature=mhee
4- Você pode buscar ajuda de um profissional em terapia ou coaching e nisso eu posso ajudar: link (click em serviços).
5- Você pode fazer ho´oponopono, uma técnica havaiana muito efetiva.
6- Você pode simplesmente tomar a decisão de se libertar de toda e qualquer culpa e essa convicção por si só pode ser suficiente para transformar a sua vida.
Existem vários caminhos para que você se liberte das correntes imaginárias que o prendem ao sentimento de culpa.
Existe uma palavrinha que é quase mágica, mas ela já foi tão utilizada que se banalizou e não lhe damos valor. Mesmo que seja poderosa, eficaz e desperte em nós um processo de limpeza interna, de liberação emocional, de cura, nós até agora não demos a ela a devida atenção.
Talvez você fique curioso para saber de qual palavra estou falando, ou pode ser que você já saiba que palavra é essa e se pergunte:
O que eu tenho que fazer para que essa palavra tenha efeito em mim?
Eu realmente a escuto muito, sei que é o caminho para limpar meu coração, mas não sei como fazer para que ela tenha efeito real em minha vida...
Para que essa palavra tenha efeito em sua vida e o libere da culpa, o primeiro passo é se dispor a... Permitir que seu bálsamo curativo faça efeito em seu ser.
A palavra é PERDÃO. Não me refiro ao perdão religioso e sim à capacidade de desapegar-se da raiva e de sentimentos negativos que estão ligados a esta culpa, seja por qualquer motivo que a tenha guardado.
A falta de perdão nos faz repetir uma história de mágoa várias e várias vezes e isso nos faz mal. O primeiro perdão é a si mesmo e quando você toma a decisão de se perdoar, você se torna capaz de perdoar os outros e é capaz de usar suas habilidades para responder às situações da vida, sem se posicionar como vítima, sem guardar mágoas, sem permitir que a estagnação emocional o prejudique. Você pode assim viver livre, leve e em paz consigo mesmo e com os outros.
Você consegue fazer isso sozinho?
O que você faria se não sentisse culpa e assumisse 100% de responsabilidade por tudo que lhe acontece?
Desejo leveza para você e para todos nós!
Abraços
Keli
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 24
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |