Meu conceito de Compaixão!
Atualizado dia 9/18/2020 6:47:21 PM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Para tal, relembremos como defini Compaixão.
“Compaixão é a compreensão amorosa sobre a limitação temporária de alguém!”
Significa que tenho em mim a crença que todos podemos melhorar. Acreditar na capacidade humana de se aprimorar e, principalmente, acreditar que nossa missão nesta vida é, basicamente, nosso crescimento e evolução em todos os sentidos.
Ter a compreensão é ter o entendimento das dificuldades humanas. Não significa, em seu nome, sermos omissos ou permissivos.
Ter a compreensão amorosa significa perceber a situação como ela realmente é, agir coerentemente com o que esta situação exige, porém, sem o julgamento crítico que reduz o outro a zero. É fazer o que precisa ser feito, sem a maldade ou a altivez de quem se intitula o dono da verdade.
É ter a consciência que ninguém é superior ou inferior a alguém e que em um futuro, próximo ou distante, aquele que hoje não está bem, terá vencido seus obstáculos e poderá inclusive estar nos ensinando o que ainda não sabemos, pois seremos nós a estarmos na limitação temporária.
Limitação temporária: bloqueio, dificuldade, obstáculo que existe agora, mas será vencido a qualquer momento.
Na visão espiritualista, onde a morte não existe, a superação irá ocorrer ou nesta existência, ou nas próximas, porém, com certeza, ocorrerá.
Em varias situações de consultório escutei: “essa pessoa não tem jeito, não tem solução, não mudará nunca!” Então, eu pergunto: você acredita em Deus? “É claro!”, resposta pronta e imediata. Então falo que é impossível acreditar em Deus e não ter FÉ! Pois crer em Deus é ter em si um estado de FÉ, cultivado a cada momento.
Crer não pode ser e não é algo sentido apenas em um momento. A FÉ é um estado permanente e que se manifesta exatamente nos momentos mais desafiadores de nossas vidas.
Quando temos Compaixão, temos também uma ação de Generosidade com aqueles que mais necessitam.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 22
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |