Motivação pode curar a Depressão?



Autor ROBERTO DANTAS
Assunto PsicologiaAtualizado em 30/08/2018 11:20:22
Quando vemos uma pessoa com depressão, logo associamos à tristeza. E realmente, a Depressão causa uma tristeza ou para outras pessoas parece qoe a pessoa depressiva está realmente muito triste.
Do lado da pessoa que vivencia a Depressão, o doente, ela causa muito mais uma falta de perspectiva de vida, falta de coragem e falta de ânimo. Em alguns casos a pessoa não tem ânimo para levantar da cama e essa falta de ânimo somada à falta de energia leva a ficar deitada. A pessoa sente não só tristeza mas falta de prazer em tudo o que antes gostava, o mundo fica todo "cinza".
Algumas pessoas que têm depressão leve ou de curta duração, quando sentem os efeitos da doença, partem para o Shopping para comprar roupas e sapatos, acreditando que vão melhorar com isso. Outras entram no supermercado e compram muita coisa, ou ainda, em uma lanchonete e comem exageradamente. É uma tentativa do corpo em melhorar, buscando coisas que lhe dão prazer, como roupas novas ou comida, porém, percebem emm seguida que não funcinou.
As pessoas com quem convive, acreditam que motivando-a ela sai da depressão, mas não é bem assim. A pessoa que vivencia a Depressão sofre com esta situação mas a doença afeta seu funcionamento bioquimico, ou seja, o corpo não reage, então motivação não adianta. Algumas pessoas fazem comentários pejorativos como:"ele devia sair mais' ou "pega um tanque de roupas para lavar que quero ver se não melhora", "ela devia se levantar e encarar a vida, não deixar a tristeza tomar conta", "toma coragem".
A Depressão é uma doença e precisa ser tratada, o sofrimento pode ser controlado, amenizado e é possível conviver, transformando o sofrimento em uma forma mais agradável de se viver.









Roberto Dantas, Psicoterapeuta, Escritor e Tarólogo, conduz terapia individual e grupos ajudando pessoas a resolverem seus relacionamentos tóxicos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] – Whatsapp: 11 9 8155-9952 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |