Não levar desaforo para casa!
Atualizado dia 6/2/2021 6:50:09 PM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Normalmente, ocorrendo com pessoas tidas como "pavio curto". Pessoas que ativam rapidamente emoções de raiva.
Existe até uma classificação patológica dada pela OMS - Organização Mundial da Saúde: TEI - Transtorno Explosivo Intermitente, caracterizada pela dificuldade de controle sobre os impulsos agressivos.
A raiva tem forte ligação com a frustração. As coisas não acontecem como a pessoa espera e aí surge rapidamente a revolta, a indignação raivosa, causando as manifestações explosivas.
Mas, como tudo em nossas vidas possui um "mas", há outra forma de não levar desaforos para casa e não ser agressivo. É quando se é assertivo.
A pessoa fala o que é preciso falar sem ser agressivo. Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos.
Quem se manifesta com agressividade não é assertivo, é agressivo.
A assertividade é uma postura firme, mas não agressiva, não hostil. É expressar o que for necessário e devido e adequadamente.
Você não só não levou desaforo para casa como também deixou uma condição de reflexão e até aprendizado para seu interlocutor.
Pessoas agressivas normalmente são pessoas inseguras e até mesmo medrosas, e se escondem então atrás da intimidação.
Não devem ser subestimadas, pois podem chegar a situações extremas para se defenderem e não perderem seu aparente domínio, porém, têm seus pontos fracos no desarme das colocações firmes e amorosas, pois não sendo repelidas com outro tipo de agressão, perdem suas bases de suporte a seus mecanismos de defesa.
Acredito piamente que o mundo está necessitando muito deste posicionamento:
Não levar desaforos para casa usando a assertividade e a amorosidade!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 26
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |