O arquétipo do Amigo e sua importância no mundo atual
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Carolina Luz de Souza
Assunto PsicologiaAtualizado em 10/04/2009 13:02:15
Muita ênfase é dada nos dias atuais aos relacionamentos conjugais, enquanto que a amizade não parece receber a mesma importância.
Hunt (1991), declara que,apesar da importância dada pela sociedade às relações de amizade, muito poucoexiste no acervo cultural da sociedade ocidental que possa ajudar-nos aentender e colocar em prática o conceito de amizade.
Para a autora, o amigo éencarado como mero portador da capacidade de relacionamento, enquanto grandeênfase é colocada nas relações de conjugalidade. O casamento, dessa forma, évisto como o relacionamento supremo, enquanto que a amizade é apenas um treinopara alcançar o mais alto patamar.
Vincent-Buffault (1996),corrobora esta visão, quando, ao fazer um levantamento sobre as relações deamizade nos séculos XVIII e XIX, declara que estas eram valorizadas e aceitasmas que o primeiro plano das relações íntimas era ocupado pelo casal e pelafamília.
Freud e Jung não focalizarama amizade de imediato como um tema central para a qualidade de vida e bem estarde um indivíduo. Porém, existem vários motivos pelos quais devería-mosrevalorizar essas relações. (Hunt, 1991).
O primeiro motivo propostopela autora é de que a amizade é um conceito unitivo e não dualista. A maioriados arquétipos tem seu oposto. Arquétipos aqui são entendidos como umaconstante antropológica de experiência e comportamentos humanos que sãoexpressas e representadas em todos os seres humanos, em todas as eras (Kast,1986).
Sendo um arquétipo de união,as expressões de dualidade não estão presentes na amizade, em que dois ou maisamigos representam o mesmo um para o outro. Não há relação de poder ouhierarquia.
O segundo motivo é o fato dea amizade ser um relacionamento que supera idade, gênero, preferências sexuaise políticas. Ela tem importância em todas as fases da vida, para todos osgêneros igualmente, embora as relações de amizade sejam distintas entre homense mulheres.
Uma terceira razão é o que aautora considera um relacionamento intrinsecamente político. A amizade contémas sementes da mudança social porque é uma noção plural capaz de transcenderobstáculos sociais de qualquer tipo.
Não queremos com isso dar aentender que a amizade seja uma panacéia que pode ser utilizada para resolvertodos os problemas do mundo. Porém, sua importância não pode ser esquecida.
A expressão arquetípica daamizade é constelada no arquétipo do Amigo. Este aparece sob a forma dos laçosde fraternidade de que, segundo Wahba (1993), somos todos carentes.
Esta autora concorda com Hun(1991) sobre a importância da amizade e do Arquétipo do amigo nos dias de hoje.Para ela, atravessamos uma crise global e, para superá-la, necessitamos depropósitos firmes e relacionamentos significativos. Entre os arquétipos que necessitam seremconstelados nesse momento, a autora classifica o arquétipo do Amigo como um dosmais importantes por suas expressões de cooperação, entendimento e união.
Watkins (1992) citada porWahba (1993), relata que o processo de competição desenfreada em nossasociedade, além do excesso de separatividade e independência, destroem oesforço para a intimidade.
Para Vincent-Buffault (1996),a amizade fornece referenciais sociais na medida em que permite afirmar umaidentidade.
A autora continua seupensamento descrevendo que a amizade pressupões problematizações, sobre a vida,as relações, o amor e a ética.
A importância da amizade resideexatamente neste ponto, pois é ela que propicia uma forma de coexistir com ooutro.
Devemos, para evoluir, perseguir os meiosque facilitem a esfera cooperativa, para que possamos desenvolver-nos interiore exteriormente.
O Arquétipo do Amigo faz-se mister narealização desta tarefa de forma a tornar mais humanos os relacionamentos emais frutífera a vida na Terra.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Carolina Luz de Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |