OUTUBRO ROSA
Atualizado dia 10/12/2012 6:08:49 PM em Psicologiapor Cássia Marina Moreira
Isso mesmo, "outubro" tornou-se "rosa" como um marco, para nós mulheres que temos o privilégio de estarmos vivendo numa época em que finalmente é possível a prevenção contra o câncer de mama!
É um lembrete da importância e um dos cuidados mais básicos sobre a nossa saúde.
Um pouquinho da história do Outubro Rosa para quem só ouviu falar e não sabe bem como este movimento começou:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (para saber mais - digite no Google - outubro rosa - está tudo lá, inclusive este mesmo movimento aqui no Brasil desde sua fundação. Vale a leitura!).
Que responsabilidade a mulher marcar na agenda o "outubro rosa", em destaque logo no começo do ano, todos os anos, para não esquecer de forma alguma a visita ao consultório do ginecologista e marcamos os exames preventivos. Cada uma de nós, uma educadora, uma formadora de opinião, alguém que poderá auxiliar
outra mulher a vencer os medos e os preconceitos destes exames preventivos.
Não são fáceis ou agradáveis de serem enfrentados. Com toda sinceridade, nunca encontrei nenhuma mulher que tenha gostado de fazê-los, mas com certeza simplificarão muito a vida futura de quem os fizer.
Assim que ouvimos que os resultados estão OK, a vida e ânimo ficam renovados até o próximo "Outubro Rosa", aquele que garante que não estamos na malha fina pelo menos nos próximos tempos, se tudo correr de acordo.
E caso não corra? Muitas estão se perguntando. Já questionei meu médico sobre isso, claro! Pacientemente, como um professor, explicou-me que com os exames anuais, saberemos com certeza que qualquer um é bem recente, e isso faz grande diferença nas decisões a serem tomadas pelos médicos. O certo é que a conscientização deste cuidado é primordial, e irá traduzir a maturidade com que somos capazes de realmente vivermos e usufruirmos
totalmente dos tempos modernos dos quais fazemos parte.
Se você ainda não tem um "Outubro Rosa" ou conhece alguma mulher que ainda não se tenha dado este cuidado tão necessário, faça sua parte, oriente, mostre a imensa evolução que estes exames representam, participe, incentive, não deixe que ninguém fique de fora.
A autoestima de todas as mulheres melhora quando as estatísticas contra o câncer de mama diminuem, ajude quem não tem ainda um "Outubro Rosa" a escolher um mês dos doze meses do ano, um para ser o seu mês
rosa, aquele para se dedicar a cuidar deste ponto da sua saúde - mulher.
O meu Outubro Rosa é em Julho e o seu, qual é?
Avaliação: 5 | Votos: 11
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |