Menu
Somos Todos UM - Home

Pânico

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alexandre Cruz Masi

Assunto Psicologia
Atualizado em 23/06/2009 12:34:31


  Fala-se muito de transtorno de pânico, ansiedade e fobias com bastante regularidade. E às vezes misturando alguns desses conceitos.

É bom lembrar que, de modo geral, temos a ansiedade natural do ser humano que nada mais é que uma ferramenta adaptativa da vida. Funciona como um alarme que avisa quando há algo errado. Assim chamada de medo na forma mais coloquial.

Não sobreviveríamos sem tal recurso, pois nos exporíamos a vários riscos.

Quando falamos em fobia, temos uma ansiedade (medo) direcionada a um objeto específico, que normalmente não representaria menor risco. Por isso esse medo é dito irracional, já que o objeto em si é inofensivo. Então porque o medo?

Na maioria dos casos esses objetos nada mais são que representantes de algo interno que desconhecemos. Imagens que estão reprimidas em nosso inconsciente que, por serem desagradáveis aos padrões da consciência, ficam reprimidas e são substituídas por outras. Assim um gato, por exemplo, pode ser símbolo de algo que não estamos querendo ver, mas que de fato não é ele mesmo.

No caso das fobias podemos deixar de nos aproximar desses objetos, sair para trabalhar e etc. No caso do pânico é um pouco mais complicado.

O pânico (transtorno de), é uma crise de ansiedade aguda, vivida sem necessariamente estar diante de um objeto que a justifique. As crises vêm de forma imprevisível, e até o medo dela, no caso de quem já teve episódios anteriores, pode deflagrá-la.

O sujeito vai assim ficando pessimista, com medo de tudo, achando que vai morrer, desorientado, coração batendo mais forte, suores, tonturas, falta de ar, dores no peito, vômito, náuseas, medo de ficar louco, medo de sair de casa e etc. Alguns casos podendo chegar a quadros delirantes.

Nos casos de sintomas físicos como, dores no peito e falta de ar, recomendo consultar um médico.

Bem, naturalmente esse estado vem de dentro, é justo que teríamos que procurar a raiz de tanta ansiedade. Algo dentro de nós está em conflito provocando esse pânico. No caso desse medo que vem de dentro, sem ter um objeto para representá-lo, fica mais claro ainda que temos que fazer uma busca dentro de nós, a fim de encontrar tal objeto.

A psicoterapia é muito importante nesses casos.

 

Alexandre Cruz Masi

Psicólogo CRP 05/26592
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alexandre Cruz Masi   
Psicologia clínica de base psicanalítica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa