Para Relaxar e Viver Bem – Fazer Mais e Fazer Nada
Atualizado dia 3/19/2012 5:30:49 PM em Psicologiapor Marcelo Hindi
Para viver melhor, cuidar da qualidade de vida, ter mais força interior, disposição, criatividade, é preciso fazer mais, não menos. É isso mesmo que você leu: acrescentar duas tarefas a tudo àquilo que já realizamos. Uma é a parada para o silêncio. A outra é o simples movimento. Quando nosso desgaste ocorre por intensa atividade mental, precisamos fazer paradas estratégicas ao longo do dia - nada que atrapalhe nosso desempenho, pelo contrário.
A primeira tarefa é o exercício do silêncio, um modo de meditar. Basta que você feche os olhos, relaxe um pouco e respire lenta e profundamente, com atenção à sua própria presença, sem resistir ou lutar com os pensamentos, ou mesmo a percepção do que ocorre à sua volta. Basta relaxar. Com a prática, a mente se aquietará mais facilmente e o que ocorre ao redor não chamará tanto a sua atenção. O princípio norteador é bem simples: você focará em você e fará nada. Atenção ao que você fará: nada. É diferente de "não fazer nada". É a voluntária rendição à própria presença, apenas movendo aquilo que é natural, respirar. Simples? Sim, duas paradinhas de 15 minutos por dia, podem fazer uma enorme diferença. É só você ficar com você e ‘fazer nada.
A segunda tarefa é igualmente simples, mas de natureza oposta: mova-se. Não se trata de fazer ginástica, tampouco grandes esforços físicos. A tarefa que você poderá adicionar à sua rotina é a de se mover por meio de suaves alongamentos e caminhar tranquilamente por 15 minutos. O objetivo não é o condicionamento físico e nem perder peso, ok? É o exercício do movimento para atenuar o desgaste psíquico. Você caminha tranquilamente, e conserva sua atenção apenas no trajeto que você escolheu fazer e na sua própria presença. Seja uma ótima companhia para você. É outra forma de meditação. Se planejamento, compromissos, trabalho, preocupações povoarem sua mente, relaxe sem luta nenhuma, e dispense todos esses pensamentos. Basta abrir mão. Apenas sua presença e a percepção do percurso que você está fazendo.
Exercitando o silêncio duas vezes ao dia e o movimento, você ofertará à pessoa mais importante do mundo - você (pense nisso) - um presente fantástico, pois, em pouquíssimo tempo você já perceberá que resultados este presente que você se deu produzirá. São resultados notáveis. Criatividade, alegria, disposição e mais saúde. Você merece e as pessoas com quem convive merecem que você viva com mais saúde e vitalidade. Trabalho, atividades acadêmicas, vida familiar, hobbies, enfim, tudo fluirá mais harmoniosamente com estes exercícios. Experimente, é grátis e os benefícios são valiosos. Uma ótima semana.
Marcelo Hindi - Psicoterapeuta Holístico
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 73
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |