Por que é tão difícil mudar?
Atualizado dia 12/04/2019 19:15:48 em Psicologiapor Aline Lisboa Farias
1- “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim”.
Apesar dos pacientes nos procurarem em busca de mudanças para si, muitos deles meio a muitas palavras, sempre soltam algo do tipo. “Eu já nasci assim”. “Essa é minha personalidade”. “Eu sou assim”. Esse tipo de crença é absolutamente limitante, pois impede qualquer tipo de mudança. Impedem inclusive tentativas de mudança.
2- Sair da zona do conforto
Mudar gera angústia e desconforto. Poucas pessoas estão dispostas a entrar na zona do desconforto. Poucas pessoas na verdade estão dispostas a pagar o preço pela transformação.
3- Mudar para que?
Pode parecer bobo, mas muitos não conseguem explicar porque almejam determinada mudança. É como se reproduzissem uma fala alheia. E o que deveria ser “eu quero mudar” acaba sendo “eu tenho que mudar”.
4- Ganhos secundários
Diversas vezes mantêm-se padrões de comportamentos que geram sofrimento como por exemplo ansiedade, mas mesmo assim o indivíduo continua na sua sofrida repetição. E não é anormal descobrir que a pesar do sofrimento, também há outros ganhos que no qual o sujeito não se dá conta. Por exemplo, um jovem adulto com dificuldade de adquirir sua autonomia descobre que mantem-se dependente porque assim fica mais próximo emocionalmente de sua mãe.
5 – “Parar para pensar, nem pensar”
Inúmeras pessoas vivem a vida no completo automatismo. É como a famosa frase da Lya Luft “Parar para pensar, nem pensar”. Como é possível mudar sem uma mínima reflexão a cerca de seu modo de estar na vida. Será possível?
6 – Vitimização
Diante da insatisfação e da vontade de mudar, muitas pessoas gastam muito mais tempo e energia lamentando e se vitimando do que pensando na sua mudança. A verdade é que enquanto alguém fica na postura vitimada, a mudança dificilmente será possível.
7 – Medo do novo
Essa é bem clichê, eu sei. Mas não deixa de ser uma realidade. Diante do novo, do inesperado, começam-se as criações para preencher as lacunas. O problema é que tem pessoas que iniciam um processo de imaginação muito negativo, ou seja, pensam em tudo que pode dar errado. Fatalmente, esses pensamentos lhe leva a desistir rapidamente.
Se você está em busca de mudança e precisa de um Psicólogo em Osasco, contate-nos.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Aline Lisboa, Psicóloga pela Universidade Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP, co-fundadora do projeto Cor&Ação e Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia. Realizo atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |