Quando a reclamação torna-se um pedido
Atualizado dia 8/11/2009 9:05:05 PM em Psicologiapor Katia Santos Julio
Com o tempo nos acostumamos com as pessoas e nos aproximamos mais delas. Até mesmo aquele colega que a princípio era chato tornou-se o melhor amigo, porque ao conhecer a vida de alguém, fica fácil entender o seu jeito de ser, seus hábitos e suas atitudes. E aquele lugar ruim? Provavelmente, você conhece algum ou já conheceu.
Há lugares que freqüentamos todos os dias, como o local de trabalho ou a escola, seja la onde for. Às vezes nos queixamos de algo ou presenciamos alguém fazendo comentários que revelam uma insatisfação com a forma de certas coisas acontecerem como por exemplo: "É ruim acordar cedo, eu poderia estar em casa agora" , ou "esse lugar não tem o que eu quero, gostaria que fosse diferente".
Com o tempo nos adaptamos a certos ambientes e o que antes nos incomodava já nem tem tanta importância assim.
As circunstâncias mudam e um dia você recebe a notícia de que seu amigo vai morar em outra cidade. O dia da despedida chega e mesmo que seja possível manter um contato à distância você tem consciência de que nada substituirá os passeios e outras diversões que vocês tinham antes. Passa a conhecer outras pessoas, faz novas amizades, mas a saudade persiste pois justo o seu melhor amigo foi embora.
Surge uma reestruturação na empresa onde você trabalha, novos procedimentos são adotados e aquela promoção que havia sido prometida ficará para uma outra ocasião justamente porque com as mudanças o número de funcionários foi reduzido e de uma hora para outra você está em casa procurando emprego. Ao conseguir uma nova colocação, reconhece que o antes era melhor que o momento atual. Então, começa a reclamar sem se dar conta de que tudo foi causado por você mesmo. Seus pedidos foram atendidos! E não adianta se fazer de vítima.
Você se lembra de quando reclamava que precisava acordar cedo, que gostaria de estar em casa e que o lugar que você freqüentava não tinha o que queria? Pois é... mudanças ocorreram na empresa em que você trabalhava e isso resultou em sua demissão. Afinal, o seu desejo era que as coisas fossem diferentes, certo? E aquele cara chato que você desejou que saísse do seu caminho porque o incomodava?
Hum... Esqueceu? Ah! Com certeza você esqueceu... porque o colega chato tornou-se o seu melhor amigo.
Muitas pessoas têm o hábito de reclamar e nem percebem que essa reclamação torna-se um pedido. Por isso, é muito importante aceitar as coisas como elas são e por mais difícil que seja o momento atual, procure extrair aprendizados, pois a reclamação torna-se um pedido que pode ser realizado.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |