Quem irá espetar você agora?
Atualizado dia 5/1/2011 7:12:54 PM em Psicologiapor Cássia Marina Moreira
Aquela que aguarda e aguenta os alfinetes, alfinetadas, espetadas e os tão duros cutucões por ser esta tão somente a sua única função!
Esta figura de linguagem chegou aos meus ouvidos através de uma cliente numa sessão de análise - alguém que já há algum tempo está se tornando uma grande pessoa, e, diga-se de passagem, ninguém se torna grande da noite para o dia; é preciso um bom esforço para isso já que crescer é artesanal e por isso mesmo leva tempo!
Mas esta pessoa está mesmo se tornando uma grande pessoa; ainda mais agora que resolveu não mais se deixar espetar, isto é um impulso a mais em seu crescimento. Embora consciente de que não poderá impedir que os outros tentem lhe alfinetar vez por outra está bem determinada a não mais se colocar na posição daquela almofadinha, a que suporta e aguarda pelos alfinetes.
Z esta mantendo seu firme propósito de não mais permitir que isso lhe aconteça, tanto faz se com os queridos familiares, com os caríssimos colegas de trabalho, e muito provavelmente a curtíssimo prazo não mais permitirá que nem mesmo os estimados amigos lhe venham dar algumas espetadelas.
E nós o que vamos aprender desta figura de linguagem? Penso ser esta uma grande lição para seguirmos o mais rapidamente possível. Para que como sempre não deixemos de lado esta boa idéia logo depois de ler o texto, sem levar a cabo a missão que esta analogia nos coloca na frente, poderemos nos mexer internamente, crescendo um pouquinho mais, ajudando através deste exemplo nossa autoestima a se manter numa saudável e equilibrada harmonia.
Pedi a devida licença para usar esta sua imagem em um texto tal a clareza e luminosidade que isto pode nos dar. Como nos colocamos na posição de almofadinhas para as alfinetadas que pretendem nos dar. Como é difícil entender o que Dr. Edward Bach já falou nos idos anos de 1940: - Somos responsáveis por nossos próprios sofrimentos.
Se levarmos isso em conta e realmente paramos para pensar um pouquinho que seja nas cutucadas que por uma razão ou outra nos permitimos levar chegaremos a esta verdade ainda mais dolorida:- que fomos nós mesmos que nos colocamos nesta posição a dos que padecem, e depois dizemos que é tão somente por causa dos outros.
Quantas vezes nos cutucam porque nós próprios encontramos desculpas e razões para tal? Quantas vezes nos sentimos merecedores destas agulhadas?
E por coisas que não sabemos nem ao certo por que; mas permitimos, e nos sentimos cutucados, mas nem ao menos pensamos direito nestas coisas, às vezes parece tão mais fácil aceitar as alfinetadas, fortes ou mesmo fracas do que sair e lutar arduamente para colocar fim nesta idéia de que merecemos isso por algum misterioso motivo.
AUTO-ESTIMA é uma formulação das essências vibracionais d´água para elaborar e equilibrar estes momentos mais difíceis quando o outro parece ter mais voz e mais força dentro de nós que nós mesmos.
Uma formulação para trabalhar a valorização pessoal, ponderada - equilibrada, usado outra figura de linguagem - nem o capacho tão pouco a bota! Analisando os julgamentos e as recriminações; valorizando esforços. Na verdade, abrandando nossos corações nas avaliações.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 7
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |