Segundo passo para atravessar seu Deserto Pessoal: Desenvolva o dom da atenção



Autor Jorge Menezes
Assunto PsicologiaAtualizado em 07/11/2008 14:02:54
Trecho do livro Inteligência Quântica 3: Por um amor sincero, de Jorge Menezes.
Se você não for atento, com certeza terá grande chance de se enredar nas armadilhas da vida. Também por isso ter bem desenvolvido o dom da atenção é fundamental, mas hoje em dia, infelizmente, a maioria das pessoas sofre com o chamado déficit de atenção. São vários os fatores que contribuem para isso, mas o grande número de informações disponibilizadas, em intervalos de tempo cada vez menores, talvez seja o principal causador desse problema, que atinge grande parte dos jovens e dos adultos. Os idosos sofrem menos por falta de atenção, em função de muitos ainda viverem dentro dos moldes antigos, em que um assunto só era tratado depois que outro terminasse. Isso seria o ideal, mas não é a nossa realidade.Hoje o computador, que sem dúvida, é um instrumento maravilhoso, se mostra como uma faca de dois gumes. Nos auxilia sobremaneira, mas, por outro lado, nos bombardeia com informações, as mais diversas. Como precisamos dividir nosso tempo para lidar com um maior número de informações, é natural que nos fixemos menos tempo em cada uma delas. Até o controle remoto da televisão aumentou nossa agilidade. Trocamos de canal muito rapidamente, passando pelos mais variados programas, em poucos minutos. Esses novos hábitos fazem com que criemos o costume de não nos fixarmos em nada durante muito tempo. Agir dessa forma é muitas vezes uma necessidade e proporciona agilidade de raciocínio, mas impede que se veja as coisas com mais detalhe. Uma das causas da redução da atenção é o excesso de ego. É fácil perceber, se o ego da pessoa está inflado. Se você notar, por exemplo, que ela está preocupada em aparentar uma bela imagem, é sinal de que o ego está ditando o seu modo de ser. Quando isso acontece, a pessoa caminha, dança ou conversa, sempre se sentindo observada, e acaba por perder a naturalidade e, pior do que isso, perde a capacidade de atenção. É fácil entender esse processo. Como ela está preocupada em perceber, se os outros estão prestando atenção nela, ela deixa de perceber todo o resto que acontece à sua volta, deixando de viver o agora em intensidade. Uma pessoa assim vive muito mais para a satisfação dos outros e de seu próprio ego do que para a realização dos propósitos de sua alma. Logo não está pronta para viver um amor em intensidade.
Para desenvolver o dom da atenção, perceber é a palavra chave. Você deverá ser capaz de perceber o clima de uma conversa, perceber a intenção que há por trás de palavras ditas, perceber a movimentação do ambiente, os olhares das pessoas, as necessidades dos outros, bem como as suas próprias. Conforme os estudos que desenvolver, poderá também se tornar capaz de obter informações sobre as pessoas, a partir de suas características físicas e de sua forma de agir.
Existem estudos que relacionam a personalidade de uma pessoa com os sinais de seu rosto, e com a sua forma física, por exemplo. Também podemos interpretar os movimentos de seu corpo. Assim, se uma pessoa começa a se movimentar muito na cadeira, ela está revelando impaciência. Se, ao vê-la de perfil, você perceber que a cabeça está em uma linha projetada para frente em relação ao corpo, é sinal de que ela é uma pessoa muito voltada para o lado racional, o que impede que seja perceptiva. Ela privilegia seu lado mental, ou seja, aquilo que se refere ao raciocínio lógico. Ao andar, a cabeça chega antes do corpo. Se suas mãos possuem cantos bem marcados, ela demonstra capacidade de realização. São várias as coisas que podem ser percebidas através do exercício da atenção.Meditar é estar no agora, e estar no agora é estar 100% atento ao que se está fazendo. Algo muito bom para desenvolver essa habilidade é completar tarefas. Deixar coisas pela metade prejudica muito a capacidade de estar no agora.
Também é preciso ter olhos de ver. Gosto de usar essa expressão, porque muitas vezes as pessoas estão olhando e não estão vendo. O pensamento fica vagando em devaneios. Você pode treinar isso, ao assistir televisão, procurando entender as mensagens das propagandas. E, quando pegar alguma coisa para ler, leia para entender tudo do início ao fim, evitando que sua mente viaje para longe. Você pode dizer a si mesmo que vai entender tudo o que ler, antes de iniciar a leitura. Assim você não vai precisar voltar ao início do texto para entender o que já leu, mas não assimilou, por não estar prestando a devida atenção.









Os livros de Jorge Menezes podem ser adquiridos em seu site www.jorgemenezes.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |