SUPERANDO O IMPACTO DA DOENÇA EM NOSSA VIDA



Autor Maria Aparecida Rosa
Assunto PsicologiaAtualizado em 9/14/2008 7:57:28 PM
Apesar de todo o esforço que fazemos para termos uma vida saudável, às vezes passamos por momentos em que esse equilíbrio se rompe. Toda doença provoca um grande impacto em nossa vida, fazendo-nos sentir numa situação de perda, limitações e dúvidas.
Essas reações emocionais são naturais em todos os envolvidos – pacientes, familiares e amigos. E devem ser cuidadas para que o tratamento médico seja otimizado e a recuperação acelerada.
Estudos demonstram que certos estados emocionais, como estresse e depressão, podem gerar alteração no sistema imunológico, enfraquecendo as defesas do organismo à influência dos fatores que provocam as doenças, como vírus, genética, fatores ambientais e hábitos de vida.
Assim, o acompanhamento psicológico ao paciente torna-se importante para a melhora de sua auto-estima, o enfrentamento da situação e na redução do estresse a que é submetido.
A Psico-Oncologia é uma das formas de assistência ao paciente oncológico e utiliza-se de conhecimentos provenientes da Psicologia da Saúde. Assiste ao paciente e à família nas etapas de reabilitação e tratamento do câncer, proporcionando-lhes um espaço onde possam lidar com os obstáculos e superar as dificuldades.
O atendimento em Psico-Oncologia tem como objetivos:
- melhorar a auto-estima e a forma de enfrentamento à doença, diminuindo o estresse vivido pela situação;
- ajudar o paciente a mobilizar seus recursos na busca de uma vida sem doença, com qualidade de vida;
- ser fonte de informação sobre os tratamentos e os cuidados necessários.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 3 | Votos: 156




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Maria Aparecida Rosa Psicóloga junguiana, com especializações em psico-oncologia, em saúde, qualidade de vida e em recursos humanos. Atua na cidade de Atibaia/SP. Para contato envie um e-mail ou ligue para (11) 9178.4209 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |