Tentativas de suicídio: um risco grave
Atualizado dia 11/23/2017 11:41:34 AM em Psicologiapor Suéllen Santana de Oliveira
A taxa de suicídio é de aproximadamente 15 casos para cada cem mil pessoas. Estima-se que o risco de um gesto suicida em um quadro depressivo seja de mais de 20%. Os mais atingidos são os de faixa etária jovem (18 a 25 anos) e mais avançada (acima de 70 anos). Tentativas de suicídio e gestos suicidas são um tabu. Mesmo na prática médica e psicoterapêutica fala-se pouco sobre o assunto.
Com frequência, os gestos com fins suicidas são banalizados ("não foi para valer") ou tem seu sentido desvirtuado ("não foi de proposito, só queria um pouco de sossego"). Entre os parceiros e na família, o tema é tratado de forma bastante emotiva; por isso, também nessa esfera evita-se falar sobre o assunto, identificar o risco, adotar medidas e aceitar ajuda.
A gravidade (quantidade de sintomas) e a duração (crônica, sem melhora) da depressão possibilitam uma previsão confiável de gestos suicida. Além disso, experiência recentes de perda, doenças físicas cronicas e isolamento social são fatores de risco bem típicos. O risco de um gesto suicida é máximo quando esses acontecimentos levam a um estado de desesperança.
A desesperança é a condição psíquica decisiva nas depressões e, sobretudo, nas tentativas de suicídio. As pessoas que não têm mais esperança de mudança, ajuda e distração desistem e querem acabar com sua vida.
Seleção de fatores de risco de suicídio:
- tentativas anteriores de suicídio;
- gênero masculino;
- faixas etárias mais jovens e mais velhas;
- abatimento, falta de alegria;
- desamparo e desespeança;
- doenças cronicas;
- insonia persistente, distúrbios no sono;
- perdas, solidão, poucos laços sociais;
- consumo abusivo de álcool (ou de outras drogas);
- medo, panico, nervosismo, impulsividade;
- fracassos, depceções.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sou psicóloga formada na UNISANTOS em 2008, trabalho com abordagem cognitiva comportamental. (13) 98188-5558 [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |