Terapia Familiar
Atualizado dia 03/10/2011 11:12:58 em Psicologiapor Ana Maria Guardado
Os relacionamentos familiares são determinantes para a saúde mental. Na terapia familiar, é observado como os padrões de interação sustentam um problema.
É muito trabalhado os problemas entre pais e filhos, atualmente o maior conflito que tem chegado nas minhas sessões é sobre o limite dos filhos. Os pais se questionam se estão colocando limites. Quem coloca os limites são os pais, não deve ser a escola nem a sociedade. Se os pais não colocam limites a escola não colocará e a sociedade punirá.
Outro conflito também comum no consultório é a separação dos pais. Os pais vêm ao consultório junto com os filhos para ajudá-los a lidar com a separação. Geralmente antes da separação os filhos presenciam as brigas dos pais e depois da separação os pais tendem a compensar os filhos, seduzi-los e protegê-los. O pior é quando existe competição entre os pais, luta para ter a guarda e quando os pais tentam fazer com que os filhos escolham um lado.
Não existe lado, se os pais amam os filhos eles têm que se tratarem bem, os filhos têm que acreditar que mesmo que seus pais não estejam juntos eles não perderão a mãe nem o pai. O ideal é a guarda ser compartilhada.
A terapia de casal está sendo muito procurada. O que é interessante é que casais de namorados e noivos já estão fazendo terapia para resolverem as coisas antes de casar. O que é ótimo pois tudo aquilo que não é resolvido durante o namoro e o noivado vira uma bola de neve e prejudica o casamento.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 4
Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |