Timidez



Autor Sueli Massotti
Assunto PsicologiaAtualizado em 10/14/2011 7:51:18 PM
A palavra timidez, segundo o dicionário, significa um desconforto e inibições na presença de outras pessoas. A inibição é uma condição mental em que há uma limitação do desempenho e é assim que agem os tímidos, isolando-se das pessoas e emudecendo nas situações sociais. A timidez é manifestada no corpo, no comportamento, no pensamento e no sentimento do indivíduo.
No corpo: boca seca, taquicardia, rubor, suor, tremor, dor de cabeça, mãos frias,etc.
No comportamento: evita falar, dificuldade em olhar, falar baixo, agitação de dedos, pernas, pés, gagueira, roer unhas, etc.
No pensamento: pensam que os outros são mais importantes, subestimam sua competência, ficam muito conscientes dos próprios atos, superestimam as conseqüências de suas ações - principalmente as que consideram inadequadas - e se autopunem com freqüência.
No sentimento: medo, vergonha, rejeição, solidão, consideram-se menos inteligentes.
Há diferença entre timidez, introversão e fobia social. Vimos que a timidez é uma desconfiança e inibição na presença de outras pessoas. Na Fobia Social existe um medo exagerado de comer, beber, falar, escrever, enfim, de agir de forma inadequada na presença de outras pessoas. O fóbico social interpreta negativamente a realidade. Acredita que uma situação inadequada vai necessariamente provocar um julgamento negativo por parte das outras pessoas e ele sentirá um grande desconforto.
A Fobia Social difere da timidez na intensidade e duração dos sintomas. Gera muito sofrimento, limitação e compromete a vida social e profissional. Ao contrário do tímido, o fóbico social não se tranqüiliza com o decorrer do tempo. Sua ansiedade vai aumentando e seu desempenho piorando.
Introversão: os introvertidos não são necessariamente tímidos, pois tem a habilidade de conversar e autoestima necessária para interagir com as outras pessoas, porém, ficam sós por opção. Encontram nelas mesmas um refúgio e não ficam ansiosas ou autocríticas na companhia de outras pessoas.
O tímido deseja a aceitação das outras pessoas, mas faltam para ele habilidades com o trato social. A timidez difere da fobia social, pois não é uma doença e não tem só aspectos negativos. A timidez também tem seus aspectos positivos, evitando que pessoas se exponham sem avaliar previamente o ambiente, evitando que as pessoas ofendam-se mutuamente, além de evitar que falem demais sobre sua vida individual. Os tímidos são excelentes ouvintes e ótimos amigos.
As pessoas que se incomodam com a timidez devem saber que é possível melhorar essa condição. Comece aceitando com amor sua timidez. Mude seu pensamento e melhore sua autoestima. Lembrando que autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos, o quanto nos julgamos capazes e o quanto confiamos em nosso potencial.
Assim como existem leis que governam a física, a química, existem leis que governam o pensamento, que nada mais é do que a chave de nosso destino.
A partir do que pensamos, construímos nosso futuro. Você se transforma naquilo em que pensa. Com pensamentos positivos, vêm sentimentos positivos. Isso vai clareando sua mente, ajudando-o muitas vezes a encontrar uma saída.
Pensamento é um hábito e hábito se muda e se adquire com repetição e treino. E isso requer tempo e paciência. Tudo é difícil até a gente aprender.
"Uma ação é um pensamento que venceu a barreira do medo." (desconheço o autor)
Um grande e carinhoso abraço, Sueli Massotti









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Sueli Massotti Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |