Tique- Taque
Atualizado dia 7/6/2008 6:55:19 PM em Psicologiapor Valquiria Rita Geraldini
O psicólogo perguntou ao relógio, depois de saber dos detalhes do caso: "Afinal, por que você parece tão deprimido e ansioso?"
O relógio responde: "É que a minha vida é cheia de tiques-taques. A cada segundo tenho que fazer um tique. Isso significa 172.800 tiques-taques por dia! Num mês serão 62.208.000! É muito para minha mola! Eu fico preocupado com todos esses tiques-taques, sem saber se terei corda suficiente, se..."
"Espere um pouco", interrompeu o psicólogo. "Quantos tiques-taques você tem que fazer de cada vez?"
"Ora, um só", respondeu o relógio.
"É isso aí!", reatou o psicólogo. "Volte para casa e faça um tique-taque de cada vez. Esqueça todos os milhões que terá que bater, deixe a corda por conta do seu dono. Ele cuidará para que você tenha corda suficiente para cada novo tique-taque."
O relógio voltou para casa e continuou funcionando bem até hoje.
Ganhei este texto de uma colega de classe quando eu estava no segundo ano da faculdade (em meados de 1995). Infelizmente, não tenho a autoria dele, mas sem dúvida nos remete a uma excelente reflexão, pois talvez essa seja uma boa solução contra a ansiedade, o stress, a preocupação excessiva com o futuro que muitas vezes faz com que deixemos de aproveitar o maravilhoso momento presente.
Faço, então, um convite: assim como o relógio, vamos dar e pensar somente num “tique-taque” de cada vez...
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 69
Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral e Taróloga. Atende em consultório crianças, adolescentes e adultos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |