Menu
Somos Todos UM - Home

Um terapeuta deve fazer propaganda?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alex Possato

Assunto Psicologia
Atualizado em 27/03/2009 09:56:54


10 dicas para o terapeuta se divulgar e criar sua estratégia de marketing pessoal

A não comunicação também é uma comunicação, que está dizendo: eu não existo! Logo, quem não existe, não precisa de cliente, certo? Está certo que o terapeuta não é Bom-bril nem Casas Bahia, mas a propaganda é essencial. Quando trabalhei junto com a psicóloga Elaine Gubeissi de Lucca, ela me dizia que o Conselho Regional de Psicologia proibia a propaganda... não sei se isso era neura dela ou verdade, mas desta relação e amizade que tive com ela, surgiram dois livros, destaque para ela na mídia e para o seu trabalho sério e competente. Portanto, é propaganda, certo?   O que você, consultor, psicólogo, terapeuta ou profissional holístico deve perceber é que, caso você queira muitos clientes e tornar-se um destaque na sua área de atuação, deve aprender a criar a própria imagem pessoal, realizar um trabalho de marketing em cima de si mesmo e... dar a cara para bater! Pois é, a quantidade de clientes que você atende está diretamente ligada à sua estratégia de marketing pessoal, ao seu posicionamento dentro do mercado, ao seu foco e nicho de mercado. O problema é que divulgar a si mesmo não se aprende na faculdade nem nos cursos de terapia por aí... Alguns já têm nato esta coisa de "pendurar a melancia no pescoço" e aparecer... Mas lembra-se que, antigamente, a pessoa que aparecia era duramente criticada pelos "outros"? É... aparecer não é uma coisa que todos fazem. Já existem outros, que pela própria paixão pelo trabalho, terapeutas que fizeram da sua vida uma verdadeira missão, ao transcender a si mesmos no trabalho, não vêem o menor problema em divulgar-se. Mas não estou falando para estes dois tipos de profissionais: o "aparecido" nem o "missionário". Falo para você que, assim como eu, não nasceu sabendo vender o seu peixe.
Vou deixar 10 dicas para o terapeuta, psicólogo, consultor, coach ou profissional holístico divulgar a si mesmo, e criar sua estratégia de marketing pessoal. Vamos a elas?

1 - Descubra quem você é. No mercado, existem milhares de pessoas com a mesma formação que a sua. Mas só você "é o cara", com habilidades só suas, conhecimentos só seus, a sua personalidade peculiar, o seu tom de voz, o seu jeito;
2 - Assuma-se exatamente do jeito que você é, com os defeitos e virtudes. Tem milhares de clientes que gostam de você como você é;
3 - Divida o atendimento ao seu cliente em duas partes: venda e trabalho terapêutico. Quando o cliente chega até você, ele só quer saber se você vai resolver o problema dele. Cabe a você convencê-lo que vai;
4 - Lembre-se: a terapia não começa no atendimento. Atendimento é acolher o outro e vender a sua imagem e as soluções ao cliente. Fale e direcione o papo para soluções. Cliente quer soluções. Cliente que quer focar-se no problema não é cliente, é encosto;
5 - Descubra o perfil do cliente que você gosta de atender. Aja como um caçador, ou pescador, ou predador - mas não mamãe, nem papai - você é um profissional;
6 - Reduza o seu nicho de mercado. Se você trabalha com problemas de saúde, quais problemas tem atendido melhor? Por exemplo, obesidade. Mas, então, você percebeu que é espiritualista. Então, que tal trabalhar com obesidade e as questões espiritualistas da obesidade. Mas você percebe que quer ganhar bem. O que acha: obesos espiritualistas da classe A e B?
7 - Não gaste tempo, dinheiro e energia em propaganda convencional, principalmente em revistas e jornais ou material gráfico caro. A não ser que estes veículos sejam extremamente focados no seu público-alvo. Dedique-se a divulgar-se pela internet. Dá Ibope e é muito barato, as vezes, grátis!
8 - Você não é Casas Bahia. É um profissional autônomo e o seu cliente quer você, não uma empresa. Divulgue o seu nome pessoal. Crie um nome artístico para si, de boa sonoridade e de preferência, curto.
9 - Esqueça currículos com um monte de títulos. Se tiver. Se não tiver, não se importe. O seu cliente quer saber o que o seu trabalho traz de benefícios a ele. Por exemplo: o que adianta saber que você é PHD em psicologia em Harvard? O cliente vai se interessar se você disser ao seu cliente: você será aliviado e acolhido em relação aos seus problemas de relacionamento ou conjugais.
10 - Venda emoções. Acostume-se a olhar as próprias emoções e a assumi-las. Se até o McDonalds vende emoções, porque um terapeuta quer ser somente técnico: faço floral, massoterapia, psicanálise, constelação, regressão... Quem quer saber disso? O cliente quer saber os benefícios emocionais que ele ganha com o seu trabalho. Para isso, você, como terapeuta, também deve ser um expert em emoções!



Alex Possato é professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico. Saiba mais sobre o curso Imagem Profissional,  clicando aqui





 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa