Utilização da folha A3
Atualizado dia 6/30/2019 9:36:49 AM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Percebi que quando iniciava um raciocínio no papel, normalmente o fazia em folha A4, depois punha uma ao lado da outra para ter uma visão mais ampla. Foi então que comecei a usar a folha A3, que nada mais é que duas folhas A4 juntas.
Na primeira folha, escreva sua intenção no canto superior esquerdo. Ex., Identificação de Oportunidades de Trabalho.
Em seguida, colocar tudo que passa por sua cabeça, sem se preocupar com dar uma ordem ou sequência lógica. Apenas vá escrevendo. Coloque conforme vem à mente, coisas positivas e coisas negativas.
No exemplo acima, com certeza você irá colocar todas as suas capacitações e também suas preferências, assim como irão surgir os aparentes (ou reais) empecilhos.
Siga agora em uma segunda folha A3 dando um inicio de ordem, colocando cada capacitação, frente a ela, onde estão as oportunidades e quais são as dificuldades que você identifica.
Novas ideias e/ou lembranças irão surgir, coloque-as, não economize ou queira manter a folha “bonitinha”. Faça círculos, sublinhe, puxe setas, risque e rabisque, deixando registrado as lógicas de seus pensamentos.
Com tudo anotado, fique com essa folha à sua frente, apenas observando-a, e vá em um bloco, ou mesmo outra folha pontuando o que percebe significativo.
Esta reflexão irá lhe propiciar fazer escolhas, estabelecer prioridades, preferências, enfim, iniciar a formatação ordenada e sequencial de cada possibilidade, com a identificação de cada passo a ser dado, a identificação das necessidades para passar de um passo para outro, e assim por diante.
Você terá então seus projetos definidos assim como um plano de ação para iniciar suas execuções.
Talvez você tenha agora uma folha A3 para cada uma das possibilidades que colocou na primeira folha.
Lembrete importante: Não deixe de registrar as dificuldades/bloqueios que identificou. Não é para que você desista, mas sim para que trace um plano de como superá-las se elas ocorrerem. Muitos fracassam por não quererem olhar o lado sombrio de suas ideias.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 3
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |