VAMPIRISMO



Autor Pizzuto Consultoria Pessoal
Assunto PsicologiaAtualizado em 3/16/2006 11:57:44 AM
Vampiros! Sim, vampiros! Eles existem! Estamos falando das relações humanas onde os vampiros são aquelas pessoas verdadeiramente sangue-sugas.
As relações interpessoais se dão através da troca de energia; de um lado alguém doa e do outro alguém recebe. Em alguns momentos ocorre que um doa um pouco mais e, do outro lado, alguém mais carente recebe mais do que doa; em outros momentos acontece o inverso. Bom, até aí tudo muito natural.
Ocorre que existem pessoas que passam a vida sugando o outro e pouco doam. Vampirismo é a prática que se dá quando uma pessoa chupa toda a energia do outro e não fica satisfeito. Tipos como crítico (nada está bom); hipocondríaco; briguento (briga por tudo ou por nada); intolerante, caracterizam o comportamento do “vampiro”. Por outro lado só existe um porque existe o outro, quero dizer, há quem suga porque há quem se deixa sugar.
Dificuldades para estabelecer limites, dizer não, medo da rejeição, da perda, impedem que o processo se transforme. Pessoas que se deixam sugar acabam por se sentirem esgotadas, sempre com a sensação de que não estão dando conta do recado; quanto mais se doam, mais são cobradas e sentem a falta do reconhecimento.
A observação de si mesmo é um exercício que ajuda a perceber os sintomas, trazer a consciência, conversar, estabelecer limites, não só para o outro, mas para si mesmo; dividir, trocar energia, garante uma relação mais saudável.
Silvia Pizzuto
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16




Psic.Silvia Pizzuto Consultora Pessoal e Organizacional www.facebook.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |