VIVENDO COM SABEDORIA
Atualizado dia 24/06/2010 18:27:17 em Psicologiapor Oliveira Fidelis Filho
Há os que estão determinados a não perdoar nunca. Não percebem que o perdão liberta e beneficia quem perdoa; ao perdoar investimos em nós mesmos.
Com maior ou menor incidência, convivemos com a inconveniência da pauta trancada. A pauta tranca quando, pelos critérios de um ego pouco iluminado, sentimo-nos injustiçados, ignorados, desconsiderados, incompreendidos, inferiorizados, desrespeitados, não valorizados.
Quanto menos humildade, mais vulneráveis; quanto mais egoístas, mais facilmente sentimo-nos atingidos. Portanto, uma forma de medir a humildade é observar a facilidade com a qual ficamos irritados, magoados, ressentidos e reativos.
A humildade pode ser entendida como esvaziamento, ausência de sentimento de posse. Quanto mais esvaziados de nós mesmos estivermos, mais espaço disponibilizaremos para o próximo, menos preocupados estaremos em nos defender. Assim, perceberemos que é muito compensador cuidar de uma relação e que é melhor ser feliz do que ter razão.
O que nos faz emburrados, mudos, irreconciliáveis, com a pauta trancada, é a imaturidade que se manifesta na hipersensibilidade - sensibilidade voltada para dentro.
Infelizmente, não foram poucas vezes que tranquei a pauta, fechei o meu coração, caso uma palavra e/ou atitude não atendesse à minha expectativa.
Quando trancamos a pauta, revelamos aspectos de nós mesmos que ainda não amadureceram. Agindo assim, expomos nossas limitações, além de causarmos prejuízos às vezes irreparáveis. Vejamos:
1. Quando trancamos a pauta, ou seja, ficamos empacados, emburrados, mudos, incomunicáveis, o que na verdade estamos demonstrando é nossa fragilidade, covardia e incompetência. Manifestamos falta de flexibilidade.
A flexibilidade permite ao carvalho, sob o peso da neve e do gelo, sobreviver ao inverno sem se despedaçar. Quanto mais flexível for uma árvore no inverno, mais inteira e florida estará na primavera. Para destrancar a Pauta é necessário Flexibilidade!
2. Ao trancar a pauta, manifestamos intolerância em relação à forma de pensar, de sentir, de se posicionar do nosso semelhante, o que nos situa em um nível pouco elevado de evolução. Para destrancar a pauta é necessário Humildade!
3. Ao trancar a pauta ao ouvirmos o que não nos agrada, diante de idéias, crenças, valores e costumes diferentes ou contrários aos nossos, corremos o risco de fechar a porta a um novo aprendizado, impedindo a expansão do conhecimento.
Diferentemente dos benefícios da dúvida, a certeza é, geralmente, inimiga do diálogo e da evolução. Ouvir a confirmação do que sabemos acaricia nosso ego e ajuda a reforçar uma convicção, mas jamais nos levará a navegar em outros mundos, agregar novos saberes. Para destrancar a pauta é necessário nos livrarmos do Preconceito!
4. Ao travar a pauta, damos provas de não possuirmos a desafiadora e produtiva arte de negociar, o que nos nivela aos ditadores, transformando-nos em fonte de sofrimento para com o próximo e nós mesmos. Para destrancar a pauta é necessário saber Compartilhar!
6. Ao travar a pauta, alimentamo-nos de sentimentos menores, tais como ódio, ira, amargura, autocomiseração, afetando significativamente a saúde psíquica e somática, descolorindo a alegria, esvaziando-nos de entusiasmo. Para destrancar a Pauta é necessário nos alimentarmos de Amor!
8. Ao trancar a pauta, estancamos o fluxo natural - livre e leve - da existência, mantendo-nos algemados a um momento, circunstância, ou pessoa. Submetemo-nos às nossas próprias sombras, proibindo-nos de contemplar a magia da vida.
Muitos, hospedando no coração lembranças amargas, rastejam pela vida oprimidos sob o pesado fardo do ressentimento. Para destrancar a pauta é necessário liberar Perdão!
9. Ao trancar a pauta, revelamos a incapacidade de governar nossos próprios pensamentos e sentimentos, pois neste estado emocional somos por eles dominados, ainda que busquemos encontrar consolo e justificação elegendo um bode expiatório. Para destrancar a pauta é necessário nos libertarmos de nós mesmos!
10. Ao trancar a pauta, aprisionamos a alma, apagamos a luz da Sabedoria e ferimos de morte as asas da paz. Para destrancar a pauta é necessário Alegria!
Caso se perceba com a pauta travada, submeta à Luz da Sabedoria toda sombra, dilua no Amor toda mágoa, abrace com o Perdão todo ressentimento, aqueça com a Alegria toda tristeza, alimente com Esperança toda frustração e pleno de Fé transponha os muros de separação. Por fim, lave a alma nos rios de Amor que jorram do trono de Deus.
Há muitos sonhos a serem sonhados e realizados, sorrisos e abraços a serem compartilhados; muito a conquistar, aprender e crescer, muito que agradecer e com o que se alegrar.
Destranque a pauta, deixe a vida fluir na Vida que sempre flui.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 21
Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |