VIVER PELA VERDADE




Autor Margareth Maria Demarchi
Assunto PsicologiaAtualizado em 9/4/2012 9:32:50 AM
Viver pela verdade é um aprendizado que tem sido difícil a sua aplicação, porque sempre estamos escondendo nossos sentimentos para mantermos relacionamentos estáveis e sem conflito.
O ser humano é um ser emocional, quando não consegue equilibrar o sentimento (raiva), passa a externar a mágoa ou a raiva para outras pessoas fora da situação de conflito. Essas pessoas pouco ou nada sabem da verdadeira situação, mas participam com julgamentos, porque reconhecem na situação do outro seu próprio sentimento em situação de conflito.
Convivemos diariamente com esse tipo de situação. Hoje mais ampliado ainda nas redes de internet.
Cada vez mais estamos vivendo em grupos ("panelinha") onde excluímos nossos maus amigos e eles a nós. Vivemos com a mesma falta de verdade e culpar o outro, às vezes cria sentimentos negativos em nós, porque estamos fazendo parte desse sistema de superficialidade de relacionamentos.
Com avanço da ciência, sabemos que os átomos podem se comportar como partículas ou como ondas e que somos constituídos de energia. Ao sentir e pensar estamos criando formas de energias. Agora vejam o que acontece com as energias:
Os sentimentos e os pensamentos positivos dirigidos para alguém criam em nós um campo de energia positiva. Sentimos vinculados a esse sentimento.
Os sentimentos e pensamentos de raiva dirigidos a alguém criam em nós, um campo de energia negativa. Sentimos vinculados a esse sentimento.
Conseguimos realmente viver sem conflito?
O conflito é o principal agente da verdade, sem ele a verdade é deixada de lado apesar de nunca ser esquecida.
Saber lidar com o conflito é conseguir manter fiel aos seus valores e sentimentos, entendendo que o outro também pode ter sentimentos e valores diferentes aos seus.
Lidar com sentimento ainda é uma tarefa que exige um distanciamento do outro e um olhar interno.
Imagine que você passa ouvir o seu pensamento e o seu sentimento:
Pensamento - Que pessoa mesquinha e insensível que só pensa nela e pouco se importa com o que eu sinto. Sempre diz que vai me ouvir e nunca me deixa falar.
Sentimento - Gosto dela, mas gostaria de dizer o quanto me chateia o seu comportamento.
Pensamento - Porque fico me ocupando a pensar nessa situação e porque dou tanta importância a essa pessoa?
Sentimento - Me sinto incompleta(o), como se faltasse algo em mim.
Pensamento - Sempre estou esperando que reconheçam o meu valor. Porque eu preciso que os outros reconheçam o meu valor? Qual é a minha intenção? O que aconteceria se eu me valorizasse?
Sentimento: - Sinto medo de assumir a responsabilidade por decidir a minha vida e enfrentar riscos para conseguir realizar o que eu gostaria.
Pensamento: - Sempre coloco obstáculos.
Porque eu não posso errar?
Eu criei uma imagem de que tenho que ser um ser perfeito. A dificuldade é manter essa perfeição.
Sentimento: - Sinto-me extremamente preocupada com a imagem que eu mantenho com os outros.
Pensamento: - Entendo agora como sou orgulhosa e o quanto quero ser especial. Por Exigir muito do meu comportamento sempre fui muito crítica dos outros. Esse é motivo de ficar tão chateada com as críticas.
Sentimento: - Sinto o quanto é difícil encarar o conflito.
Pensamento: - Passo a me observar no conflito e reconhecer os meus sentimentos e procurando agora mecanismos para praticar a verdade em meus relacionamentos de forma que eu não precise me defender mais, e sim apenas colocar o meu sentimento. Apesar de saber que a minha verdade não é do outro, mas o outro saberá como eu me sinto e eu vou saber como ele realmente está se sentindo.
Ao perceber que posso ter relacionamentos em que posso expor meu sentimento é que percebo o quanto fico mais aberta para ouvir o sentimento dos outros.
Sentimento: - Sinto que o amor fluir em mim por sair do "relacionamento aparente" para o relacionamento real e verdadeiro.
Pensamento: - Estou agora observando os meus sentimentos e pensamentos e tentando entender e descobrir formas para compreender e administrar o meu amor.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |