Você procura autocontrole ou autodomínio?

Você procura autocontrole ou autodomínio?
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Camilo de Lelis Mendonça Mota

Assunto Psicologia
Atualizado em 12/04/2012 10:48:35


O trabalho terapêutico muitas vezes nos convoca a aprofundarmos questões que no dia a dia são tratadas com superficialidade ou com menos atenção do que mereceriam. Simples palavras usadas cotidianamente tomam outras significações quando inseridas no contexto da psicanálise ou da terapia holística. Estas novas abordagens, se bem percebidas, serão ferramentas bastante úteis no processo de individuação e levarão o sujeito a redefinir sua relação com o mundo e com a própria psique. "Quero aprender a controlar minha ansiedade". "Será que algum dia eu vou controlar minhas emoções?". "Você pode me ajudar a ter o controle da situação?". Essas frases são bastante comuns em nossas vidas e certamente nalguma hora estarão presentes numa consulta terapêutica. Neste ponto, observo que o "controle" surge como um mecanismo em que os empregos da força e da vontade ganham primazia em relação a outras formas de ação. Ao focarmos nossa atenção para este aspecto de controle, estamos direcionando nossas forças mentais e psíquicas com a intenção de adquirir poder. Mas este poder assim adquirido pode levar ao aumento da ansiedade e mesmo à frustração, porque em muitas situações o que se deve buscar não é o controle, mas sim o domínio.

O controle, associado a uma condição de emprego de força, denota uma tentativa de agir com violência suficiente para bloquear uma ação. Seu uso está ligado a uma consciência de separação entre o sujeito e o mundo. Quando o sujeito se enxerga separado da totalidade, procura logo arrumar meios para controlar o que o cerca. É uma situação em que o "poder" está associado ao fortalecimento do ego e à satisfação daquilo que manterá ativo o seu próprio prazer. Se sente uma ansiedade que o incomoda, ele quer estirpá-la a qualquer preço, negando-a, bloqueando-a, empregando qualquer meio que esteja disponível. E este meio pode ser tanto um forte pensamento de contradição ao sentimento, como também remédios ou outros meios químicos (o uso de drogas lícitas ou ilícitas poderia ser um exemplo mais radical em que inconscientemente o sujeito busca afastar seu sofrimento a partir da busca fictícia do prazer gerado quimicamente pela droga - a busca do controle, neste caso, acaba se tornando seu inverso: o sujeito passa a ser controlado pelo vício).

O trabalho terapêutico consiste justamente levar o sujeito à compreensão de que é mais eficaz a busca do domínio do que do controle. Domínio implica em conhecimento, em envolvimento e responsabilidade com o próprio destino, com as próprias escolhas. Numa situação em que a ansiedade se apresenta, o sujeito tem a capacidade de reconhecer a causa que está gerando seu desconforto, optando então por resolver o conflito de maneira mais harmoniosa, trazendo os conteúdos antes inconscientes para a sua consciência e promovendo assim a elaboração de seu significado. Essa transformação dialética é a chave para a solução de vários problemas cotidianos, que demandam não um distanciamento entre o Eu e o Mundo, mas justamente o estabelecimento de uma relação dual em que Eu e Mundo fazem parte de um só universo.

No caso das emoções, por exemplo, o sujeito pode perceber não mais fazer sentido a ideia de que é preciso controlá-las. Emoções, na verdade, não são para serem "controladas", mas para serem percebidas e dominadas, pois funcionam como sinais claros do nosso estado interior. São como uma febre. Se estamos sentindo raiva, por exemplo, podemos buscar o nosso domínio sobre ela. Como se faz isso? Olhando para ela e a observando de vários ângulos, até encontrar a razão pela qual ela está ali presente. Encontrando a causa, fica mais firme a nossa capacidade de influenciar a sua dissolução. Todo esse processo, podemos dizer de maneira simplificada, é melhor resolvido quando optamos por buscar o nosso próprio domínio e não o controle sobre as coisas e pessoas.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home