As dimensões do medo
Atualizado dia 7/31/2012 4:20:13 PM em Vidas Passadaspor Flávio Bastos
Nossa mente inconsciente é atemporal, não tem passado nem futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no presente. Não há discernimento do que aconteceu, o passado e o presente se misturam.
O medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação. O mesmo não acontece quando estamos sob o domínio do pânico e o medo passa a tomar conta de nossa consciência. Quando em pânico, a pessoa nem foge nem enfrenta, mas fica paralisada e sem controle. Nestes casos, deve-se buscar a sua origem para conseguir agir.
Diante da situação de atemporalidade do medo, buscar a sua origem exige uma viagem pelos labirintos da inconsciência. Mas uma procura baseada no resgate de memórias que informam a causa daquilo que repercute em nossa consciência em forma de efeito.
Este processo de "causa-efeito" pode ter várias sintonias com fatos ou situações que dizem respeito à vida atual ou a uma vida anterior do indivíduo inserido em um contexto de dimensões que se conectam.
Neste sentido, é óbvio que estamos focando o medo "anormal", ou seja, aquela sensação de impotência diante de situações nas quais nos sentimos bloqueados ou até mesmo paralisados como é o caso do pânico.
O medo quando não administrado ou enfrentado, pode tornar-se o maior inimigo do homem. Uma sensação indescritível de desconforto que envolve mente, corpo e alma, e deixa o indivíduo em estado de prostração e vulnerabilidade.
Nestas ocasiões, quando sintonizamos o efeito sem o conhecimento de causa, é porque não temos consciência do processo interno que gera o medo adquirido. No entanto, como já mencionamos, todo medo adquirido tem a sua origem registrada nas memórias, seja a cerebral relacionada à vida atual, ou a memória extracerebral vinculada a vidas passadas. Portanto, passível de investigação psicoterapêutica através de técnicas regressivvas de memória.
Atualmente, à medida que o tratamento psicoterapêutico que investiga a sintonia do medo patológico aquém e além da vida intrauterina tem se mostrado eficaz sem o uso de remédios, a química deixa de ser imprescindível nos tratamentos dos desequilíbrios psíquicos considerados não estruturais.
A busca de sintonia entre causa e efeito proporcionado pelo medo que bloqueia o fluxo natural da vida, ainda é uma exclusividade das psicoterapias de abordagem interdimensional que visualizam o indivíduo como um ser dotado de corpo físico, mente e espírito, inserido em um histórico de muitas vivências na dimensão da matéria.
Portanto, o medo, apesar de ser atemporal na sua forma de repercussão consciente, é o resultado de experiências não resolvidas ou elaboradas à luz da razão. Experiências que podem ser resgatadas através da regressão de memória que estabelece a sintonia entre a causa e o efeito do conteúdo psíquico que provoca sofrimento ao indivíduo.
Por intermédio da técnica regressiva que contempla a vida além da situação intrauterina, podemos resgatar memórias perdidas na atemporalidade de sua sintonia e transformar o desconhecido em conhecido, e trazer para a luz da consciência o seu profundo significado.
A cura do medo anormal está no autoconhecimento que passa pela elaboração das origens do mais intenso desconforto psíquico-espiritual experenciado pelo homem. E neste âmbito cada caso é um caso. Único na sua forma que reune causa e efeito imperceptivelmente sintonizados se não tivermos os "olhos de ver" além dos limites da dimensão física.
Nesta direção, escolhemos a dimensão a ser dada ao medo que sentimos da experiência humana sobre o planeta Terra. A partir desta escolha, definimos a nossa trajetória em um mundo limitado por medos inconscientes e incontroláveis, ou num mundo cujo medo é controlado e administrado pelo desejo consciente de viver, amar e progredir.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 138
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui. |