Quanto mais problemas precisa encarar, mais o ser humano se torna presa fácil das dúvidas, inseguranças, medos e ansiedade. Quando precisamos encontrar saídas eficazes para os desafios, a melhor forma de agir é adotar atitudes simples de mudança.
Começar pelo passo mais fácil é uma maneira sábia de enfrentar nossos próprios fantasmas. De nada adianta impor a si mesmo tarefas complexas, pois o resultado será a paralisia e a frustração.
Então, deixemos de lado os objetivos grandiosos e nos dediquemos àqueles que poderemos resolver num curto espaço de tempo. Graduar as dificuldades nos fortalece, pois na medida em que vamos vencendo aquelas mais simples, nos sentimos estimulados a seguir adiante.
Resolver um problema de cada vez, sem querer vencer obstáculos maiores do que se pode, é a essência de uma vida simples. Mas essa transformação só pode ocorrer se houver consciência e se planejarmos adequadamente a maneira com que iremos lidar com cada desafio.
O primeiro passo é confiar em nossa capacidade de crescimento e não temer o fracasso, pois ele é um mestre muito útil. Outro ingrediente fundamental no caminho do autoconhecimento é a paciência.
Sem ela, não teremos a humildade necessária para, apesar de nossos retrocessos, seguir adiante sem desanimar. E, finalmente, a companheira mais valiosa da jornada, que é a motivação.
Manter-se firmemente desejoso de se libertar dos sentimentos negativos, da miséria e do sofrimento, é o propósito essencial que deve nos guiar na busca de uma vida simples.