Todos desejamos obter respostas para as nossas dúvidas e questionamentos. Seja qual for a dificuldade que estejamos enfrentando, buscamos aplacar nossa angústia com a certeza de que aquilo pelo qual ansiamos se realizará.
O tarô é um dos mais preciosos instrumentos para nos apontar uma saída. Mas ela não traz pura e simplesmente uma determinação fechada. As cartas nos mostram também quais os fatores que facilitarão a conquista daquele objetivo e os obstáculos que teremos de superar para alcançá-lo.
Ou seja, o futuro é determinado, em grande parte, por nossa atitude. Até mesmo quando se trata de uma situação em que dependemos de decisões alheias, a forma como lidaremos com essa pessoa poderá fazer toda a diferença no desenrolar daquela circunstância.
O importante, ao buscar uma resposta para nossas indagações nas cartas, é que fiquemos atentos às questões emocionais inconscientes que o oráculo trará à tona.
Ele apresenta, simbolicamente, as energias que estão predominando em nós ou em outra pessoa, naquele momento. E dá indicações de como essa situação poderá se desenvolver no futuro.
Uma vez que o que acontece no interior está interligado aos eventos exteriores, precisamos levar em conta que os acontecimentos em nossa vida são, em grande parte, gerados por nossas próprias escolhas.
Ainda que a resposta do tarô não seja aquilo que desejávamos ouvir, ele sempre poderá nos apontar qual a lição que há ali para se aprendida, e como devemos agir para mudar a vibração que estamos emanando e, assim, fazer com que nossos desejos se materializem.
O entendimento essencial é que o tarô nos aconselha a agir com a sabedoria de nosso ser interior, e não com base nos impulsos e motivações do ego, pois este é sempre inconstante e muda de motivação, ao sabor dos acontecimentos.