Decidir desapegar de tudo o que nos aprisiona é um dos mais valiosos aprendizados da vida. Enquanto ainda permanecemos acreditando que aquilo em que focamos nosso desejo é essencial para que continuemos vivendo, jogamos fora qualquer possibilidade de crescimento.
A liberdade que o desapego traz não tem preço. Quando aceita com tranquilidade que algo precisa ir embora, você desobstrui as energias que direcionam sua vida, abre caminho para o novo, permite que experiências inéditas aconteçam.
Mas se insiste em se manter prisioneiro do desejo, certo de que por não tê-lo alcançado, a infelicidade será sua companheira permanente, esta se tornará de fato a sua realidade.
Nada é mais prazeroso do que relaxar, fluir com a vida para onde ela queira nos conduzir. Esse é o modo mais seguro de alcançar o tão sonhado estado de harmonia e felicidade interior que todos almejamos.
O desapego exige coragem e confiança. Isto significa uma fé inabalável na justiça da vida, a certeza de que ela responderá amorosamente à sua entrega, trazendo-lhe outras oportunidades de ser feliz, pelo simples fato de você ter finalmente aprendido a deixar ir.
"Não se agarre a nada. Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes.
...A energia que estava envolvida no apego... trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar - nenhuma possibilidade para a miséria, a agonia, a angústia... O desapego é, certamente, a essência do caminho". Osho.