Você sabia que grande parte daquilo que consideramos problemas não passa de uma invenção da nossa mente? É claro que muitos contestarão essa afirmação, dizendo que seus problemas são reais, concretos, e não imaginários.
Ocorre que a vida é feita de acontecimentos que se sucedem o tempo todo, e é ótimo que assim seja. O contrário disso seria a paralisia, a estagnação e a morte.
A questão é como reagimos a esses acontecimentos. Alguns nos satisfarão e nos proporcionarão alegria. Outros, entretanto, irão frustrar nossos desejos e expectativas e são estes que chamaremos de problemas.
Sempre que desenvolvemos uma resistência interna a alguma situação que a vida nos apresente, estaremos tornando-a algo complexo, pois ao entrar em conflito com tal circunstância, só fazemos prorrogar ainda mais a sua duração.
Se, ao invés disso, aceitamos o fato com serenidade, entendendo que a existência tem suas razões para ter colocado aquele desafio em nosso caminho, uma poderosa alquimia interior acontece.
Repentinamente, aquilo que considerávamos um problema, simplesmente desaparece, pelo simples fato de não o alimentarmos mais.
Resistir fortalece e amplia a dificuldade, seja ela qual for. Aceitar transforma poderosamente a realidade, fazendo com que a vida se movimente de um novo modo e nos traga a oportunidade de experimentar a paz.
"...Não crie problemas desnecessários para você. E o entendimento descerá sobre você, se você observar como você torna um problema cada vez maior, como você o engendra, e como você ajuda a roda a girar cada vez mais rápido. Assim, de repente, você está no topo da sua miséria e você está necessitando da simpatia do mundo inteiro.
...O ego precisa de problemas. Viva, dance, coma, durma, faça as coisas tão totalmente quanto possível. E lembre-se sempre: quando você flagrar a si mesmo criando algum problema, dê o fora dele, imediatamente".Osho.