O principal obstáculo para que uma pessoa alcance o sentimento de realização na vida, é a insegurança. A consciência acerca de nosso próprio poder, deveria ser alimentada desde muito cedo.
Mas, infelizmente nem sempre isto acontece. A insegurança tem raízes na nossa história, e geralmente é causada pela falta de incentivo e reconhecimento de nossas habilidades.
Pais muito exigentes e críticos, que cometem o equívoco de comparar o filho a outros indivíduos, exigindo que ele corresponda às expectativas que criaram ao gerá-lo, infelizmente acabam por tornar esta criança um ser humano profundamente inseguro.
É claro que eles agem movidos pela melhor das intenções, e acreditam de fato estar atuando para que aquele filho se torne um vencedor. Aliás, o conceito de sucesso, de vencer na vida e alcançar o reconhecimento do mundo, está intimamente ligado à conquista da riqueza material.
É isso, acima de tudo, o que guia as cobranças e exigências que a maioria das pessoas enfrenta. Desejar uma vida digna e confortável é natural, porém, ela pode também ser alcançada através da expressão de nossos dons no mundo.
Se não estivermos conectados com a nossa essência, dificilmente descobriremos do que realmente necessitamos para alcançar a felicidade e a paz interior.
Ao contrário, seguiremos escravizados pelo medo e a falta de confiança em nosso poder, sem sequer nos arriscarmos naquilo que nosso coração nos aponta como caminho de realização.
Desfazer essa crença não é uma tarefa fácil. Porém, se formos capazes de encarar esse desafio, certamente ampliaremos as chances de que a insegurança dê lugar a um sentimento de plenitude, que nenhum bem material é capaz de proporcionar.
....Continuamos a perder muitas coisas na vida, só por causa da falta de coragem. Na verdade, nenhum esforço é necessário para conquistar - só é preciso coragem - e as coisas começarão a vir até você, ao invés de você ir atrás delas..." - OSHO.